• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A crise econômica no país, marcada pela inflação elevada e aumento do desemprego, afastou os visitantes dos shoppings centers no mês de dezembro, considerado um dos períodos do ano mais fortes para vendas no varejo por causa do comércio natalino. O baixo movimento nos shoppings reflete, em menor escala, uma retração nas visitas ao varejo físico como um todo.

A retração no fluxo de pessoas aos centros comerciais foi de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Iflux, indicador específico do mercado de shoppings, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo, que revela o grau de aquecimento ou movimentação do setor.

A baixa foi um pouco maior pelo índice IVSC, realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Flow Intelligence, que apontou queda de 4,07%.

“O resultado negativo não chega a ser surpresa, já que desde março o fluxo de pessoas em shoppings tem caído e a expectativa dos varejistas para dezembro era que a tendência se mantivesse. Alguns lojistas chegaram, inclusive, a antecipar para dezembro as liquidações e promoções de janeiro, fato inédito”, conta a diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário do Ibope Inteligência, Marcia Sola. Mas mesmo com essa estratégia, o Natal de 2015 ficou abaixo do resultado de anos anteriores.

O movimento nos shoppings refletiu os resultados fracos do setor varejistas como um todo, embora o ritmo de queda tenha sido mais ameno nesses centros comerciais.

O mês de dezembro registrou redução de 8,5%, se comparado a 2014, em relação ao fluxo de pessoas no varejo físico. A terceira semana de dezembro registrou queda de 10% em relação ao mesmo período de 2014. Os números são fornecidos pela Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]