Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trajetória

Show do milhão

A Positivo Informática ainda está comemorando a fabricação de seu milionésimo computador, marco alcançado há 10 dias. A companhia – que é o braço tecnológico do Grupo Positivo – talvez seja a empresa de tecnologia brasileira que mais soube aproveitar as janelas de oportunidade oferecidas pelos diferentes cenários econômicos das últimas duas décadas. A recompensa por isso veio na forma da liderança nacional na venda de PCs.

Antes disso, a empresa comandada por Hélio Rotenberg (foto) já havia focado suas vendas para escolas particulares e para o governo. Congelamento de mensalidades escolares, abertura inesperada do mercado para importações (nos governos Sarney e Collor), além das crises cambiais (no governo FHC) fizeram com que a Positivo Informática revisasse constantemente sua estratégia de negócios. Em 2003, com o mercado financeiro olhando desconfiado para o governo Lula e sem nenhuma grande licitação em Brasília, veio a idéia de vender os PCs Positivo diretamente para o consumidor final. "A partir dali, deixamos de ser seguidores de tendências para sermos criadores de moda", frisa Rotenberg.

Há 18 meses consecutivos a companhia curitibana mantém o primeiro lugar na venda de PCs no Brasil, posto que roubou da norte-americana Dell no fim de 2004. No ano passado, foram 379 mil computadores montados em sua planta na Cidade Industrial de Curitiba. A nova fábrica, inaugurada em dezembro, está operando em três turnos para dar conta da demanda: de janeiro a março de 2006, saíram dali 161 mil micros. Uma ampliação, prevista para terminar em agosto, promete aumentar em 28% a produtividade. (JPP)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.