• Carregando...

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,42% em julho frente a junho, de acordo com dados dessazonalizados, informou o BC nesta sexta-feira (14).

O indicador passou de 141,66 pontos para 142,25 pontos no período na série dessazonalizada. O resultado de julho ficou pouco abaixo do crescimento de junho na comparação mensal, que foi revisado de 0,75% para 0,61% pelo BC.

Levantamento da Reuters mostrou que o mercado esperava avanço de 0,30% em julho, segundo a mediana de 12 previsões. As estimativas variaram entre 0,20 e 0,60%.

Na comparação entre os meses de julho de 2012 e de 2011, houve avanço de 2,34% na série sem ajustes sazonais.

Nos últimos 12 meses, o indicador registrou alta de 1,24%, na comparação com os 12 meses anteriores, sem ajuste. Em 2012, o crescimento acumulado é de 1,08%, sem ajuste.

O indicador

O IBC-Br é considerado pelos economistas uma prévia mensal do Produto Interno Bruto (PIB) e serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira. Ele incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia - serviços, indústria e agropecuária.

O acompanhamento do indicador é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica e contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]