Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação

Sindicato dos Aeronautas diz que Gol foi "covarde" ao demitir 850

Apesar das críticas, o sindicato diz que ainda acredita que as demissões possam ser revertidas. Para isso, espera que o Ministério do Trabalho negocie com a empresa

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochessato, subiu o tom das críticas à aviação nacional nesta sexta-feira (23), após saber que a Gol demitiu 850 funcionários da Webjet. "A empresa foi covarde. Até a quarta-feira essas demissões eram descartadas pela companhia, mas, pelo visto, nunca houve intenção de fusão", diz Fochessato.

"Ontem (quinta), na calada da noite, convocaram funcionários em todo o país com a carta de demissão. Muitos nos ligavam desesperados, perguntando se deviam assinar ou não." "Quero fazer um alerta à sociedade: o Brasil está perdendo sua aviação comercial. Nada está sendo feito para proteger os empregos no setor", afirmou Fochessato.

Para o presidente do sindicato, houve descaso do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em aprovar a fusão. "Está se criando um duopólio entre TAM e Gol no país. O Cade foi o principal responsável por essas demissões." Apesar das críticas, o sindicato diz que ainda acredita que as demissões possam ser revertidas. Para isso, espera que o Ministério do Trabalho negocie com a empresa.

Paralisação

As demissões serão um ingrediente a mais nas negociações salariais entre trabalhadores e companhias aéreas. A próxima convenção coletiva está marcada para a próxima quinta-feira (29). O sindicato não descarta paralisação dos aeronautas em dezembro, caso não recebam propostas satisfatórias da empresa e nenhuma ação seja tomada contra as demissões da Webjet.

O presidente do sindicato, no entanto, já descarta greves nas semanas do Natal e do Ano Novo. Ciente da possibilidade de greve, o Senado convocou os trabalhadores para discutir propostas na próxima terça-feira, em Brasília. Houve rumores de que os trabalhadores realizariam uma manifestação contra as demissões da Webjet no aeroporto de Congonhas nesta sexta, mas, até as 18h, nenhuma ação ocorreu no local.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.