Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indústria

Siqueira Campos entra na batalha por novos negócios

Cidades do interior do estado também estão no jogo pela atração de empresas. Uma das estrelas da disputa é Siqueira Campos, no Norte Pioneiro. Desde 1990 o município coloca em prática um projeto de industrialização. O primeiro passo foi direcionar parte do orçamento para a compra de terrenos para serem oferecidos a novos empreendimentos. Não havia setor prioritário e não fazia muita diferença o valor de ICMS que seria gerado. O importante era aumentar a oferta de empregos.

Em pouco tempo, o município percebeu que a área têxtil se encaixava bem nas metas da prefeitura e ela passou a ser prioritária. A cidade investiu na montagem de um centro de treinamento de mão-de-obra que tinha 25 máquinas de costura. No auge da demanda por capacitação, a escola funcionava em quatro turnos. Hoje, 1,3 mil pessoas são empregadas pelo setor na cidade, número que corresponde a 16% da população economicamente ativa de Siqueira Campos.

Na segunda fase do projeto de atração, a cidade apontou os benefícios para empresas que pudessem gerar ICMS para compensar o investimento feito pelo poder público. Em seguida, focou os esforços em grandes contribuintes. Duas empresas de peso já estão na cidade: a Vanity Fair, dona das marcas Lee e Wrangler, que tem na cidade um centro de distribuição e uma parceira que produz roupas para a multinacional, e a Pro Tork, uma fabricante de peças para motocicletas. "Nosso foco continua sendo o setor têxtil, mas a variação com o setor metal-mecânico é bom para a economia da cidade", diz o secretário de Indústria e Comércio, Cláudio Chomiski.

A Pro Tork tem hoje 800 funcionários e demonstra ter um grande potencial, segundo Chomiski. A fábrica produz dezenas de tipos de peças de reposição para motos – de tanques de combustível a suspensões – e tem distribuição em todo o país. No início do ano, ela passou a montar uma moto para competições na terra. Somente os motores e algumas peças mais sofisticadas são compradas de outros fabricantes.

No momento, a prefeitura de Siqueira Campos negocia a implantação de outras duas companhias, a Marisa e a Valdac (dona das marcas Siberian e Crawford). (GO)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.