A Receita Federal não registrou problemas por lentidãono sistema no último dia para a entrega da declaração. Por volta das 17 horas, o sistema chegou a receber cerca de 240 mil declarações do Imposto de Renda por hora, por volta das 17 horas. Aproximadamente 96 mil paranaenses ainda não tinham enviado a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal, por volta das 17 horas desta sexta-feira (30). Ao todo, o órgão espera receber 1,6 milhão de declarações de contribuintes do estado. O prazo para enviar a prestação de contas pela internet termina às 23h59 desta sexta-feira. Já quem irá entregar o documento nas agências dos Correios, por exemplo, deve se informar sobre o fechamento desses estabelecimentos.
No que diz respeito aos dados de Curitiba, 82 mil contribuintes ainda não tinham entregado a declaração. Esse número foi fechado à meia-noite de quinta-feira (29). A Receita Federal espera receber 537 mil declarações da capital paranaense.
Com relação ao Brasil, a Receita Federal aguarda ainda 291 mil declarações, por volta das 17 horas desta sexta-feira.
Dessa forma, 1,2% dos brasileiros, 6% dos paranaenses e 15,3% dos curitibanos ainda não tinham enviado a prestação de contas ao Fisco.
Problemas com a entrega
A superintendente do programa de Imposto de Renda da Receita Federal em Curitiba, Cláudia Thomaz, afirmou que nenhum problema tinha ocorrido com o sistema do órgão. Não havia lentidão ou sistema fora do ar até o meio-dia desta sexta. "No último dia do prazo em 2009, por exemplo, não registramos nenhum problema. Mas o contribuinte não deve correr o risco de deixar para a última hora", alertou.
Segundo Cláudia, alguns contribuintes acabam perdendo o prazo porque são surpreendidos com a queda de energia, queda da conexão com a internet, entre outros problemas pessoais. Por isso, deve-se entregar a declaração com tempo, para que esses imprevistos possam ser contornados.



