Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Site de torrents exclui conteúdo protegido

Tela do Mininova: só músicas e filmes liberados pelos proprietários | Reprodução
Tela do Mininova: só músicas e filmes liberados pelos proprietários (Foto: Reprodução)

O Mininova já era o maior repositório de torrents da rede, ao lado do PirateBay, quando a agência antipirataria holandesa Brein deu início ao processo que praticamente en­­­cerrou as atividades do site. Ele segue online, mas agora como plataforma de distribuição de conteúdo legal e gratuito – ou seja, apenas usuários aprovados podem fa­­­­zer o upload de novos arquivos torrent.

A decisão da corte de Utrecht, na Holanda, saiu no final de agosto, obrigando o site a excluir todo o conteúdo protegido por direitos autorais, e a desenvolver um filtro capaz de impedir o upload de no­­vos arquivos ilegais. O Mininova afir­­ma que, após meses de testes com diferentes técnicas de rastreamento, não foi possível encontrar uma opção que atendesse aos re­­querimentos da Justiça holandesa, e ainda mantivesse um fluxo constante de adição de torrents ao site.

Sem opções, não restou outra alternativa ao Mininova senão apagar quase todos os torrents disponibilizados – foi registrada uma queda de mais de 1,3 milhão de arquivos apenas entre os dias 24 e 26 de novembro, de acordo com dados do próprio site.O Mininova, assim como o Pira­teBay, ainda possui alternativas legais para recorrer da decisão do tribunal. Mas o renovado Minino­va desponta como uma maneira realista de provar que um formato de arquivo e uma nova tecnologia de distribuição de mídia não deveriam ser sacrificados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.