Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
consumidor

SP proíbe taxa por emissão de boleto

A cobrança de taxa por emissão de boleto bancário ou carnê está proibida por lei no estado de São Paulo. A Lei 14.463, sancionada nesta semana pelo governador do estado, Geraldo Alckmin, vale para todos os fornecedores, instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços.

A regra já valia para serviços financeiros, segundo norma de 2009 do Banco Central. E a cobrança já era considerada abusiva por órgãos de defesa do consumidor. Para não pagar a taxa ou ser restituído, era preciso entrar com ação no Procon. A argumentação se baseava em uma interpretação do Código de Defesa do Consumidor que avaliava o pagamento como uma "dupla cobrança" pelo serviço. Como o texto não era explícito, podia ser contestado.

O consumidor que tenha boleto a pagar pode desconsiderar a taxa e pagar apenas a diferença. A empresa vai ter de aceitar o pagamento sem a taxa ou emitir outro boleto. O avanço ante o CDC é que a cobrança fica vedada até para relações que não sejam de consumo, como contratar imobiliárias, diz Lucas Cabette, do Idec.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.