
No campo da inovação paranaense, parece não existir cenário mais favorável para um negócio do que seguir os passos da primeira e mais bem sucedida startup do estado. Isso é que esperam dois empreendimentos selecionados pelo processo seletivo da M3, empresa de investimentos do fundador da Bematech, Marcel Malczewski. Além de orientação e desenvolvimento dos negócios, as duas startups receberão R$ 250 mil cada para ampliarem seus projetos e darem escala aos seus mercados.
Processos como este, que reuniu 20 negócios ao longo dos seis meses de seleção, ainda são fruto de iniciativas pontuais. "Eu mesmo era muito refratário em investir nas startups, porque o retorno pode demorar muito para aparecer. Ao mesmo tempo, sempre fui muito pressionado, por ter sido uma das primeiras do Paraná", justifica o criador da Bematech, que nasceu como uma empresa de impressoras matriciais há 24 anos nos corredores do Cefet e hoje registra um faturamento de mais de R$ 300 milhões.
A seleção ocorreu em moldes semelhantes aos vistos no Vale do Silício, região da Califórnia que serve de modelo para o surgimento de empreendimentos inovadores, e contou com avaliações de projetos e bancas. Na fase final, nove negócios se apresentaram para os investidores e dois foram escolhidos.
De acordo com Malczewski, a prioridade foi escolher negócios com foco em produto e que tivessem potencial comercial. "O ambiente local ainda exige um certo conservadorismo para os investimentos. Não é como nos Estados Unidos, onde os movimentos são muito mais agressivos, mas o cenário da inovação já está mais maduro", afirma Marcel Malczewski.
Produtos
Um deles é o market place Rede Frete Fácil. Incubado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o empreendimento é uma plataforma de encontro para caminhoneiros e transportadoras. O motorista autônomo indica que está com o veículo livre e a disponibilidade para fazer um frete. Se uma transportadora tiver interesse, contrata o profissional para uma viagem.
O negócio está em funcionamento há dois anos e atende cerca de 10 mil caminhoneiros, mas a ideia de Murilo Domingos, criador do empreendimento, é alcançar 500 mil profissionais após o investimento e andamento da parceria. "É uma meta ambiciosa, mas o negócio já está consolidado com uma boa proposta", afirma o empreendedor.
A outra empresa que receberá o investimento de R$ 250 mil é a Maxwell Bohr, de Londrina. Com dez anos de experiência em tecnologia e automação, os irmãos Lucas e Thiago Lone desenvolveram o sistema de aceno digital para bares e restaurantes, que é usado por 2 mil estabelecimentos pelo país.
"A experiência do Marcel vai nos ajudar a tornar nosso negócio mais conhecido. Nosso foco, agora, é popularizar o aceno digital pelo Brasil e até chegar a outros países", afirma Lucas.



