• Carregando...
Fachada da unidade, que tem 84 mil metros quadrados | Sumitomo/ Divulgação
Fachada da unidade, que tem 84 mil metros quadrados| Foto: Sumitomo/ Divulgação

O grupo japonês Sumitomo inaugurou ontem a sua primeira fábrica de pneus no Brasil. Sob a bandeira Dunlop – uma das marcas do grupo –, a multinacional investiu R$ 750 milhões – R$ 19 milhões a mais que o previsto, por causa da alta do dólar – para instalar sua linha de produção em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com a vinda para o país, a empresa espera conquistar 10% do mercado nacional de pneus para carros de passeio até 2020. Hoje, somente com produtos importados, a Sumitomo atinge 6%, com a venda de 1,7 milhão de unidades por ano.

A decisão de trazer uma fábrica para cá se deu pelos altos custos para importar os produtos e também por causa do imenso potencial do mercado interno. "O usuário daqui não costuma cuidar do produto ou gastar com manutenção. Com isso, a troca de pneus é acima da média", afirma o gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop, Ricardo Baroli. O brasileiro costuma comprar duas unidades de pneus por ano. Para suprir esta necessidade, a meta da empresa é produzir 2 mil pneus por dia até o final do ano e chegar às 15 mil unidades por dia em 2015.

A escolha de Fazenda Rio Grande ocorreu por causa da proximidade do mercado consumidor de São Paulo, o maior do país, e pela localização estratégica na América do Sul. A planta, de 84 mil metros quadrados de área construída, conta hoje com 540 colaboradores, mas a expectativa é que atinja os 1,5 mil funcionários até 2017.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]