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Varejo

Supermercados investem R$ 60 milhões na capital

Setor aposta em recuperação após queda no faturamento em 2006

A recuperação do setor supermercadista nos quatro primeiros meses do ano é comemorada em Curitiba com inaugurações e anúncios de novos investimentos. As redes paranaenses Condor e Super Muffato estão de lojas novas, e a catarinense Angeloni anuncia seu segundo hipermercado na capital.

Os investimentos somam cerca de R$ 60 milhões, o que indica que o setor acredita que a situação vá melhorar daqui para frente. No ano passado, a queda no faturamento foi de 1%. Já no primeiro quadrimestre deste ano, os supermercados paranaenses faturaram 6,5% mais que no mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras).

A primeira inauguração da nova fase de aberturas foi a de um hipermercado Condor no bairro São Braz, onde antes havia uma loja menor da rede, que agora passa a ter 9 hipermercados no estado. Contando com os supermercados, são 14 lojas em Curitiba e 15 espalhadas pela região metropolitana e interior.

Foram contratados 120 funcionários para a nova loja, que ganhou 2 mil metros quadrados a mais e novas seções, com eletrodomésticos e roupas. A rede promete preços especiais de inauguração até o fim de semana que vem. O investimento de R$ 12 milhões com a ampliação representa a metade do que custaria erguer um hipermercado num novo terreno – projeto que a rede tem para outro bairro, cujo alvará está em análise, mesmo caso de mais um supermercado do grupo.

O Super Muffato também terá promoções a partir de segunda-feira, quando inaugura a segunda loja de Curitiba, na Vila Hauer (Avenida Marechal Floriano), que exigiu a contratação de 150 pessoas.

O catarinense Angeloni aguarda aprovação da prefeitura de Curitiba para iniciar as obras de sua segunda loja na capital, no bairro Batel. A expectativa é abrir no primeiro trimestre do ano que vem, com investimentos de R$ 40 milhões.

O terreno fica entre as ruas Euclides da Cunha e Saldanha Marinho, onde funcionou a Sociedade União Juventus – para o presidente da rede, Roberto Angeloni, uma ótima localização. "Há grandes mercados em bairros próximos, mas não próximos demais", diz. O Angeloni comprou a metade do terreno. A outra parte, avaliada em cerca de R$ 20 milhões, pode vir a abrigar um centro de serviços, com restaurante e lojas de móveis ou eletrodomésticos. O Angeloni terá agregado ao hipermercado farmácia, espaço cultural, locadora de vídeo, banca de revistas, floricultura, agência bancária e lotérica.

De acordo com o arquiteto contratado pelo Angeloni, Manoel Dória – premiado pelo projeto da primeira loja da rede em Curitiba, no Água Verde –, esta loja será um pouco menor (6 mil metros quadrados de área de vendas), mas com 500 vagas de garagem e visual mais "futurista".

O presidente do grupo, Roberto Angeloni, aposta no projeto "high tech" e conta que está sempre em busca de modernização em suas lojas. Para a do Batel, ele prevê a instalação de um ou dois caixas de auto-atendimento, onde o cliente paga pelos produtos orientado por uma tela.

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