• Carregando...

A TAM anunciou nesta quinta-feira prejuízo de 619,7 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo resultado positivo de um ano antes pressionada por perdas cambiais e aumento de custos.

O mercado já vinha trabalhando com resultados fracos para as companhias aéreas neste trimestre. Segundo a TAM, os custos com combustível, desconsiderando créditos tributários, dispararam 34 por cento no terceiro trimestre, diante de um aumento de 21 por cento no preço médio por litro.

Com isso, as despesas operacionais cresceram 22,5 por cento no trimestre passado, chegando a 2,76 bilhões de reais. O custo por passageiro por quilômetro (Cask) subiu 13 por cento em reais e, desconsiderando combustível, houve alta de 30,2 por cento.

Enquanto isso, a receita por passageiro por quilômetro percorrido (Rask) avançou ligeiros 4,2 por cento, pressionada por queda no mercado doméstico.

A geração de caixa medida pelo Ebitdar (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e aluguel de aeronaves) caiu 12,6 por cento na comparação anual, para 852,4 milhões de reais. A margem recuou de 33,2 para 25,7 por cento.

Analistas consultados pela Reuters esperavam uma queda superior a 50 por cento no Ebitdar e se mostraram divididos quanto ao resultado final, com variações indo de lucro de 77 milhões de reais a prejuízo de 1 bilhão.

A receita líquida da companhia aérea, contudo, registrou alta de 13 por cento no trimestre contra um ano antes, e atingiu 3,32 bilhões de reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]