Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preços

Tarifas públicas recuam 0,29% em Curitiba

A cesta de tarifas públicas e preços administrados por contrato e monitorados pelo governo iniciou 2006 com queda de 0,29% em Curitiba. O comportamento dos preços administrados, compostos de nove itens, é acompanhado mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) em conjunto com o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge/PR).

Segundo explicou nesta quinta-feira o presidente do Senge/PR, Ulisses Kaniak, as tarifas públicas depois de vários anos seguidos apresentam índices abaixo da inflação. "A valorização do real em relação ao dólar puxou os preços no atacado e fez com que as tarifas de energia elétrica e de telefone subissem menos", justificou Kaniak. Nos últimos 12 meses, enquanto o IPCA de Curitiba subiu 5,23%, os preços administrados e monitorados foram reajustados em 4,75%.

O item que mais contribuiu no porcentual negativo do indicador calculado pelo Dieese/Senge, em janeiro, foi o transporte coletivo (-0,71%), em função da tarifa domingueira (foram cinco domingos em janeiro contra quatro de dezembro).

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.