
Os profissionais que exercem suas funções em condições climáticas adversas vão ganhar um aliado tecnológico. A Panasonic iniciou a comercialização dos computadores móveis robustos Toughbook no Brasil até então, a compra era apenas por canais internacionais. O produto é preparado especialmente para suportar ambiente inóspitos de trabalho, como temperaturas de 60 graus negativos ou 120 graus positivos, além de chuva e poeira. O gerente de operações João Alberto Rodrigues Simões (foto) disse ao repórter Carlos Guimarães Filho que o objetivo da companhia é preencher uma lacuna pouca explorada no país. O produto é fabricado na cidade de Kobe, no Japão, com preço variando de R$ 10 mil a R$ 25 mil, conforme o modelo e configuração.
Por que a Panasonic trouxe o produto para o Brasil?
O modelo é um sucesso em outros países há 17 anos. Somente nos Estados Unidos, a marca fatura US$ 800 milhões ao ano no segmento de computadores robustecidos. O fato de esse mercado ser pouco explorado por aqui e o ótimo momento que o Brasil atravessa fizeram com que decidíssemos investir no país.
Quais setores serão atendidos?
Vamos trabalhar com setores como segurança pública, Forças Armadas, empresas do segmento de petróleo e gás, o setor automotivo e, na área de saúde, com hospitais e clínicas. Já elegemos um grande distribuidor e contamos com um grupo especializado para atender à demanda.
Já que o computador será produzido no Japão, como será feita a comercialização?
Dependendo do volume, o distribuidor está preparado para fazer a entrega de forma rápida. Se for uma encomenda grande ou com exigências es pecificas, será necessário importar. O tempo será de 45 a 60 dias para a entrega, período plausível quando se fala de grandes projetos.
Quais as principais diferenças do produto em relação ao que existe no mercado?
Trata-se de um computador de alto nível de resistência, feito com liga de magnésio. Nossos engenheiros constroem de dentro para fora. Ou seja, os componentes são colocados na caixa de resistência de forma que, se houver uma queda ou outro fator externo, ele vai continuar funcionando normalmente. Além disso, existem diferenciais como, por exemplo, um cooler (dissipador de calor) acionado por sensor, para, quando necessário, absorver a umidade e não deixar oxidar as partes.
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Mais barato
Foi imediato. Assim que a Apple apresentou a nova geração do iPad, na quarta-feira, sites de varejistas como Best Buy colocaram em liquidação os estoques do tablet original. O recuo foi de US$ 100 em toda a linha (são ao todo seis modelos, com 16, 32 e 64 gigabytes de memória, que podem ter conectividade wi-fi ou wi-fi mais 3G). O preço do modelo mais simples, com 16 gigabytes de capacidade de armazenamento e wi-fi, baixou de US$ 499 para US$ 399. Acessórios e capas protetoras também baixaram de preço.
No Brasil, a Apple anunciou na sexta-feira a redução de 8% a 15% nos preços, mas ainda não marcou data para lançar o iPad 2. A liquidação também vai ter de esperar.
Olha a água mineral
A Empresa de Águas Ouro Fino está distribuindo 400 mil unidades de água mineral nos camarotes do carnaval de Salvador. O destaque é a embalagem desenvolvida para a envasadora paranaense. A caixinha de 300 ml é feita em material renovável e reciclável, e carrega o selo de certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council). A estratégia, que inclui promotoras e 10 mil brindes, é consolidar a marca no mercado nacional.
Seguradora
A seguradora americana IMG (International Medical Group) está chegando ao Brasil pelas mãos do paranaense Adriano Valente Rocha. Ele informa que a operação brasileira deve movimentar algo próximo de US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,3 milhões) em 2011. Presente em mais de 170 países, a IMG já atendeu mais de 1 milhão de clientes em todo o mundo. Dentre os produtos que oferece estão seguros médicos internacionais e seguros-saúde em viagem, carros-chefes de sua entrada no Brasil.
Fidelidade
A rede paranaense de hotéis Deville está implantando seu programa de fidelidade, batizado de Deville StarClub. A partir deste mês, o grupo passa a fazer parte do Voilà Hotel Rewards, um programa internacional que reúne hotéis e resorts 4 e 5 estrelas, espalhados nos cinco continentes. Os hóspedes acumulam pontos durante a hospedagem nos hotéis da rede no Brasil e podem resgatá-los em forma de diárias em hotéis, passagens aéreas, entre outros itens.
Frangos
O Grupo Frangos Canção, de Maringá, terá mais 50 aviários produzindo no segundo semestre, o que deve ampliar em 30% o abate, hoje de 210 mil aves por dia. A ampliação vai custar R$ 15 milhões e será financiada pelo Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio do Sicredi União.
Canteiro de obras
A Copel autorizou o começo das obras de construção da hidrelétrica de Colíder, localizada no Rio Teles Pires, norte de Mato Grosso, que terá capacidade instalada de 300 megawatts. A ordem de serviço, que na prática significa o sinal verde para o começo dos trabalhos, foi entregue ao consórcio de cinco empresas responsável pela execução dos projetos da hidrelétrica J. Malucelli, CR Almeida, Wind Power Energia, Engevix Engenharia e VLB Engenharia.
O trabalho do grupo corresponde a cerca de 80% do valor total da obra, que é estimado em R$ 1,57 bilhão. A previsão é de que o canteiro seja instalado nos próximos dias. O início da produção comercial da primeira unidade geradora está programado para janeiro de 2015.



