Brasília - As tarifas de telefonia fixa da Oi terão reajuste de 0,9767%. O aumento, divulgado ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deve entrar em vigor na próxima semana. O reajuste vale para as ligações locais, assinatura básica e ligações interurbanas, e inclui também os clientes da área atendida pela antiga Brasil Telecom, como é o caso do Paraná. Para as tarifas da Sercomtel, o reajuste das ligações será de 5,52%. O índice de aumento para as grandes companhias Oi e Telefônica é menor do que o do ano passado, que foi de 3% em média.
Para conceder o reajuste, a Anatel levou em conta a variação de 5,07% do Índice dos Serviços de Telecomunicações (IST), que passou a corrigir as tarifas em 2006, no lugar do IGP-DI. Sobre este índice foi aplicado um redutor de produtividade de 3,9%.
As empresas de telefonia não poderão reajustar as tarifas das ligações feitas de telefones fixos para celulares, pelo menos por enquanto. A Anatel decidiu negar o reajuste para este tipo de ligação, para estudar melhor uma saída para as altas tarifas de interconexão cobradas entre as empresas para remunerar o uso das redes.



