Rio Quem lida com telefonia celular gosta do assunto e costuma brincar com os aplicativos disponíveis sabe o tamanho da ansiedade pela chegada de fato da tecnologia de terceira geração no país. Dentre outras coisas, a 3G trará maiores velocidades e aplicações como TV no celular, streaming de vídeo de melhor qualidade e até Voz sobre IP no celular. Isso tudo já chegou à Europa e também aos EUA. No Brasil, espera-se o 3G para 2007, depois que a Anatel fizer os leilões de concessões.
Enquanto isso, só nos resta morrer de inveja dos americanos, que já experimentam as delícias de acessar a internet no celular com velocidades de 700Kbps, com picos de 1.2Mbps. A operadora americana Cingular Wireless, por exemplo, implementou a segunda geração do 3G, o 3,5G usando tecnologia HSDPA, o "3G turbinado", que complementa as redes UMTS, evolução do GSM em 100 cidades americanas, e já tem aparelhos UMTS e HSDPA sendo vendidos nas lojas, além de cartões PCMCIA HSDPA para conectar notebooks.
De acordo com Kris Rinne, diretora de tecnologia da Cingular Wireless, a velocidade do HSDPA chegou a 1.2Kbps nos testes. O que os clientes ganham com isso? Downlink/uplink (ligação da rede com você e vice-versa) mais rápidos, acesso veloz à internet e possibilidade de rodar vídeos de qualidade.
O HSDPA é só a primeira parada no universo tecnológico já disponível para incrementação de redes 3,5G. "O 4G ainda não está definido e o 3G ganha velocidades cada vez maiores", diz Kris. "Em 2007, vamos implementar em nossa rede o HSUPA [High-Speed Uplink Packet Access], que vai propiciar uma comunicação muito mais rápida do cliente com nossa rede".
Pois é, o HSUPA já é considerado o 3.75G, mais próximo ainda do 4G. No Brasil, segundo Erasmo Rojas, diretor para a América Latina e Caribe do grupo 3G Americas, a Anatel precisa ter regras claras após a consulta pública que define a aquisição de espectro adicional nas diferentes bandas oferecidas, como por exemplo em 1800 MHz, 1900 MHz e 2100 MHz.
"Se as regras do leilão não forem definidas no início de 2007, não teremos novas redes 3G até o fim de 2008, já que pode levar 18 meses entre as licenças sendo concedidas e o lançamento dos serviços 3G", diz. "O Japão implementou o UMTS há cinco anos, a Europa há três e os EUA, um ano ".



