Os trabalhadores da construção civil de Curitiba e região metropolitana decidiram encerrar a greve nesta quarta-feira (29). O fim da paralisação foi decidido em uma assembleia realizada na Praça Dezenove de Dezembro. Ao todo foram oito dias de greve. O acordo entre o sindicato patronal e o dos trabalhadores foi fechado diretamente entre as partes, sem que houvesse nova reunião na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE-PR).
Os principais benefícios acertados foram reajuste salarial de 8,5% e aumento do vale-mercado de R$ 105 para R$ 140. Não haverá desconto dos dias parados, mas a empresa que quiser poderá exigir reposição de 50% das horas de trabalho - referente ao tempo em que os trabalhadores ficaram paralisados.
De acordo com o presidente do Sintracon, Domingos de Oliveira Davide, o acordo foi razoável, e os trabalhadores já estavam cansados - por causa da intensidade da mobilização - e era o momento de finalizar o movimento.
Cinco categorias são filiadas ao Sintracon Sindicato dos trabalhadores da construção civil: serventes, meio-profissionais, profissionais, contramestres e mestres de obras.



