Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Porto

Terminal de álcool em Paranaguá será inaugurado em janeiro

Com três meses de atraso, o Porto de Paranaguá, no Paraná, inaugura em janeiro um terminal público exclusivo para exportação de álcool.

O terminal deve representar uma alternativa às 27 usinas de açúcar e álcool instaladas no Paraná, que atualmente têm apenas um terminal privado no porto para escoar sua produção, segundo comunicado enviado pela administração do porto na terça-feira.

Ao possibilitar concorrência, o terminal deve reduzir custos para os exportadores, segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), Ricardo Albuquerque Rezende, que é citado no comunicado.

Um total de 13,7 milhões de reais foi investido no terminal, que tem sete tanques e será ligado ao píer público por quatro quilômetros de dutos de aço. As obras incluem ainda bacias de contenção, plataforma de carregamento, arruamento e pavimentação, casa de bombas e subestação.

O porto informou que de janeiro a setembro 403.570 toneladas de álcool foram exportadas pelo Porto de Paranaguá, ante 275.919 toneladas em igual período de 2005.

O investimento no terminal foi uma ``moeda de troca'' do governo estadual num acordo com o setor privado para ampliação da área plantada com cana no Estado para 500 mil hectares em 2008.

Estimuladas pelos preços remuneradores do açúcar e do álcool, contudo, as usinas devem antecipar em um ano a expansão prevista no acordo, que foi assinado em agosto de 2004. Em 2006, a área com cana no Paraná já chegava a 417 mil hectares.

O Estado exporta atualmente cerca de 20 por cento do álcool que produz, mas pretende ampliar essa parcela para perto dos 70 por cento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.