Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
sistema financeiro

Teste de estresse reprova 8 bancos e é questionado

Oito de 90 bancos europeus foram reprovados no "teste de estresse" realizado pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) e precisam de uma injeção de capital de 2,5 bilhões de euros (R$ 5,5 bi) até o fim deste ano. O teste avalia a resiliência de uma amostra de bancos em cenários "plausivelmente adversos" –por exemplo, a atual crise europeia. Analistas consideraram, porém, que o teste não foi suficientemente rígido, daí a alta taxa de aprovação, e que isso pode provocar um efeito adverso nos mercados.

A instituição com o pior desempenho foi o ATEBank, da Grécia, país que também teve um segundo banco reprovado, o EFG (ambos estatais). Falharam ainda cinco bancos espanhóis – CAM, Pastor, Caja3, Unnim e Catalunyacaixa – e o austríaco Volksbanken. Em reação, a Espanha negou que seus bancos precisem reforçar o caixa.

O banco alemão Helaba se retirou do teste na quarta-feira, diante da expectativa de que fosse reprovado.

Se fossem considerados apenas os dados de 2010, seriam 20 os bancos reprovados, com uma necessidade de capitalização de 50 bilhões de euros. Mas a EBA considerou as injeções de capital feitas nos primeiros quatro meses deste ano, tirando muitas instituições da berlinda. A expectativa do mercado era de que 15 instituições fossem reprovadas. Ainda assim, 16 bancos ficaram no limiar da reprovação e precisam adotar um plano emergencial nos próximos três meses.

Uma das críticas feitas ao teste é a de que não levou em conta a possibilidade de um calote grego – o que colocaria bancos franceses e alemães numa situação complicada. "Isso não seria politicamente palatável", disse Jason Karaian, da Economist Intelligence Unit. O EBA afirmou que o teste deste ano foi mais severo que o do ano passado. Em 2010, o banco irlandês Allied Irish Bank foi aprovado, mas, meses depois, precisou ser resgatado pelo governo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.