Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

TIM fecha parcerias para fornecer 4G

A operadora deverá oferecer infraestrutura de suporte à rede 4G, primeiramente, nas cidades que vão sediar a Copa das Confederações, que acontece em junho do ano que vem

A TIM anunciou parceria com as empresas Ericsson, Huawei e Nokia Siemens para fornecer serviço 4G de telefonia celular no Brasil. A operadora deverá oferecer infraestrutura de suporte à rede 4G, primeiramente, nas cidades que vão sediar a Copa das Confederações, que acontece em junho do ano que vem: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deu prazo para que o serviço esteja funcionando até abril de 2013.

"Faremos o que for possível para antecipar essa data", disse à reportagem o diretor de suprimentos e logística da Tim Brasil, Daniel Hermeto.A rede 4G deverá ser ampliada para as cidades que sediarão a Copa do Mundo em 2014 -São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Natal (RN).

Essa não é a primeira parceria entre as fornecedoras e TIM. No ano passado, a empresa de tecnologia móvel fechou contrato de três anos com Ericsson, Huawei e Nokia Siemens para ampliar a infraestrutura das redes GSM e 3G.É estimado que a rede 4G possibilite uma navegação 10 vezes mais rápida para dispositivos móveis que a atual 3G.O contrato entre a TIM e as fornecedoras de tecnologia 4G é firmado após a empresa participar de leilão promovido pela Anatel, em junho deste ano, quando investiu cerca de R$ 400 milhões na compra de lotes que permitem a implementação da rede.

Na ocasião, Claro, Oi, Vivo, Sky e Sunrise também compraram lotes.Na semana passada, a Oi anunciou que deverá inaugurar sua rede 4G até dezembro deste ano, no Rio de Janeiro, e em março de 2013, em São Paulo. A Oi também informou que, até junho de 2013, sua infraestrutura 4G deverá ser suficiente para atender as cidades sedes da Copa das Confederações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.