Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Toque de celular que poucos adultos escutam chega ao Brasil

A operadora de telefonia Telemig Celular já está oferecendo aos brasileiros um toque de celular que virou mania entre adolescentes dos Estados Unidos: os jovens são mais capazes de ouvir o som do que a maioria dos adultos.

O "teen-buzz" - que está sendo chamado de Zumbitone pela operadora - virou destaque nos últimos meses na imprensa internacional e passou a ser mania na internet por se basear em uma tecnologia de segurança denominada "Mosquito", desenvolvida pela empresa britânica de sistemas de segurança Compound Security.

O som, originalmente criado pela empresa como alarme para dispersar grupos de jovens em lojas de departamentos e em eventos públicos, é emitido em freqüência de 17 quilohertz (Khz) - acima da freqüência de 14Khz mais comumente ouvida por adultos - e explora a baixa capacidade que as pessoas têm de ouvir sons de altíssima freqüência à medida em que vão ficando mais velhas

Resultado: o som, agora na pele de ringtone, é mais facilmente entendido por adolescentes e adultos com menos de 30 anos do que entre indivíduos mais velhos. Nos Estados Unidos, ele está sendo usado pelos adolescentes para garantir a troca, quase silenciosa, de mensagens de texto (SMS) entre amigos em sala de aula - locais proibidos para aparelhos celulares - sem o risco de serem pegos pelos professores ou pelo público adulto.

Em recente entrevista ao britânico Daily Mail, o inventor do toque e um dos diretores da empresa Compound Security, Howard Stapleton, explicou que a tecnologia Mosquito foi readaptada como ringtone e espalhado pela internet à revelia.

- Puro fruto de criatividade - disse Stapleton ao tablóide britânico.

Teen Buzz ou Zumbitone pode virar mania no Brasil?

A estudante carioca Gabriella Passini, de 18 anos, tomou um susto ao baixar o curioso toque de celular e confessou que, no que depender dela, a moda pega no Brasil.

- Eu escutei o toque sim, ou melhor, um apito que parece mosquito. A idéia é super diferente e interessante. Achei muito legal - disse.

Já seu irmão caçula Rafael Passini, de 13, não ficou muito surpreso.

- Ouvi o apito, mas não sei se funcionaria bem. É muito baixo.

Seja como for, eles terão que esperar: a Telemig Celular/Amazônia Celular só cobre os estados de Minas Gerais, Maranhão e alguns da região Norte do país. O download custa de R$ 2,70 (clientes do pacote de serviços Telemig) a R$ 3,40 (não cadastrados).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.