• Carregando...
Toyota inicia a produção na nova fábrica em 2012 | Reuters
Toyota inicia a produção na nova fábrica em 2012| Foto: Reuters

A Toyota anunciou, nesta quinta-feira (15), que a construção da nova fábrica no Brasil, na cidade de Sorocaba (interior de São Paulo) começa em setembro deste ano. Na nova unidade fabril será produzido o recém-desenvolvido carro compacto da marca. A planta de Sorocaba será a terceira da montadora no país.A produção terá início no segundo semestre de 2012. De acordo com a Toyota, primeiramente, serão produzidos por ano cerca de 70 mil veículos nessa nova unidade, que receberá investimento de cerca de US$ 600 milhões. Ela empregará aproximadamente 1,5 mil pessoas. A Toyota também estuda exportar o novo modelo.

O projeto da nova fábrica é de 2008, mas foi congelado devido à crise econômica mundial. No entanto, o mercado brasileiro de automóveis cresceu 11% e chegou a 3,14 milhões de unidades no ano passado. O resultado o tornou o quinto mercado mundial em vendas de automóveis. Segundo analistas, em 2010 o país vai ultrapassar a Alemanha e se tornará o quarto, atrás de China, EUA e Japão.

A montadora japonesa estabeleceu-se no Brasil em 1958, com a construção de sua primeira unidade industrial fora do Japão. Atualmente, a montadora produz peças na planta de São Bernardo (SP) e o Corolla na unidade de Indaiatuba (SP).

"Em busca de um crescimento sustentável, a Toyota objetiva expandir sua produção local, em consonância com o crescimento do mercado brasileiro e de outros mercados emergentes", diz a nota da empresa com o anúncio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]