• Carregando...

A Toyota tem meta de dobrar suas vendas no Brasil em 2 anos, num passo da montadora japonesa para aumentar sua aposta em países emergentes em um momento em que mercados desenvolvidos enfrentam os efeitos da crise europeia e da desaceleração da economia chinesa.

A montadora inaugurou em Sorocaba (SP) nesta quinta-feira (9) sua primeira fábrica de carros compactos no Brasil com planos de "estar entre as maiores montadoras do país ainda nesta década", disse o presidente da Toyota para a região do Mercosul, Shunichi Nakanishi.

"Temos o desafio de ultrapassar 200 mil unidades de vendas em 2 anos", disse o executivo durante cerimônia de inauguração.

A unidade fabricará o modelo Etios a um ritmo inicial de 70 mil unidades por ano em dois turnos, mas que poderá ser ampliado para 100 mil com a adição de um terceiro turno.

Apesar disso, a empresa não disfarça o interesse de elevar ainda mais a produção uma vez que a fábrica tem licença ambiental para produção de até 400 mil unidades por ano, disse o vice-presidente da área industrial da Toyota para Mercosul, Tsuneo Itagaki.

Até a construção da fábrica de Sorocaba, a Toyota produzia no Brasil apenas um modelo, o sedã Corolla, montado em fábrica em Indaiatuba, também no interior de São Paulo, desde 1998.

A empresa está presente no país desde 1958, mas somente em 2008 decidiu ingressar no segmento de veículos compactos, de alto volume e que é ferozmente disputado por marcas como Fiat, General Motors, Ford e Renault.

"Temos consciência desse atraso de 50 anos, mas queremos encarar este atraso como uma vantagem, pois pudemos aprender sobre o mercado brasileiro. Estudamos muito bem o mercado nesse tempo", disse por meio de tradutora o diretor da Toyota para América Latina, África e Oriente Médio, Hisayuki Inoue.

A inauguração da fábrica acontece em um momento em que a economia do Brasil passa por crescimento fraco, com economistas estimando uma expansão do Produto Interno Bruto abaixo de 2 por cento, mas Inoue foi enfático sobre a perspectiva da Toyota para o país, afirmando que "não tenho nenhuma preocupação sobre a economia brasileira".

"Claro que a situação europeia e chinesa preocupa, mas o Brasil não tem mais o perigo da hiperinflação de anos passados", disse o executivo.

Presente na inauguração da fábrica, o presidente-executivo da Toyota, Akio Toyoda, anunciou na véspera que a montadora vai construir uma fábrica de motores em Porto Feliz (SP), em investimentos de 1 bilhão de reais. A unidade vai abastecer a produção do Etios e do Corolla, elevando o índice de nacionalização de componentes dos modelos de 65 para 85 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]