Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pinhais

Trabalhadores da Dixie Toga encerram greve após quatro dias

Sindicato diz que paralisação foi uma forma de protestar contra mudanças nos benefícios concedidos aos funcionários

Os funcionários da empresa Dixie Toga Rígidos e Máquinas (Brasholanda), que fica em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, decidiram encerrar a greve após assembleia realizada na tarde de quinta-feira (6). Os trabalhadores estavam em greve desde a segunda-feira (3) e pediam reajustes salariais, aumento em cestas básicas, entre outros benefícios. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado do Paraná (STIQFEPAR), os funcionários retornaram às atividades ainda na quinta.

De acordo com o vice-presidente do STIQFEPAR, Francisco Rodrigues Silva Sobrinho, os funcionários ficaram paralisados durante os quatro dias como forma de protesto contra mudanças nos benefícios concedidos pela empresa. "Muitos dos benefícios que os funcionários tinham foram retirados ou alterados para pior depois da compra pela companhia norte-americana".

O vice-presidente do Sindicato pontuou que houve mudanças no plano de saúde, que antes era gratuito e, agora, funciona no regime de coparticipação. Os trabalhadores, segundo Silva, também reclamam que o adicional por trabalho noturno diminuiu de 40% para 20%, além de prejuízos com alterações no vale-alimentação e em convênios com farmácias para a compra de medicamentos.

Silva também disse que não houve repasse dos valores do Programa de Participação de Lucros e Resultados (PPLR) por parte da empresa para os funcionários. "Os trabalhadores cumpriram todas as metas e a empresa alegou que não atingiu o lucro desejado para repassar o PPLR", reclamou.

A Dixie Toga informou, em nota, que foram poucos os funcionários que aderiram à greve e que todos já retornaram ao trabalho.

Sobre as reivindicações dos trabalhadores, a empresa não comentou cada um dos pontos explicados pelo vice-presidente do sindicato, mas disse que vai cumprir todos os compromissos firmados na Convenção Coletiva assinada em 29 de setembro de 2011 entre o sindicato dos trabalhadores e o Sindicato Patronal.

A Dixie Toga é uma empresa de produção de embalagens plásticas e foi incorporada em 2005 ao grupo Bemis Company, uma empresa dos Estados Unidos especializada na produção de embalagens flexíveis. A fábrica em Pinhais, até o ano de 2009, pertencia a um grupo da Nova Zelândia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.