Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São José dos Pinhais

Trabalhadores marcam greve de protesto na Volkswagen

Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais (PR) vão fazer uma greve de 24 horas na semana que vem junto com as outras duas unidades da montadora, de Anchieta (ABC) e Taubaté (SP), que também produzem veículos leves e estão ameaçadas de corte de produção e de pessoal, segundo o plano de reestruturação mundial da empresa que pode demitir 5,7 mil no Brasil.

Nesta segunda-feira, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC anunciou a aprovação do indicativo da paralisação. Na semana passada, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) aprovou a paralisação, em assembléia.

"Vamos esperar os outros sindicatos fazerem suas assembléias para definirmos uma data, mas a greve provavelmente vai ser na semana que vem", disse o primeiro secretário Jamil Dávila. De acordo com ele, a Volkswagen enviou aos sindicatos solicitações de reuniões para discutir a crise, mas as organizações não aceitam negociar em separado.

O presidente do Sindicato do ABC, José Lopez Feijóo, que voltou de um encontro dos trabalhadores da montadora no México, disse que a idéia de parar as três fábricas no mesmo dia "tem mais impacto" do que uma por vez, como havia sido proposto inicialmente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.