Revendas da operadora de telefonia Oi estão telefonando para empresas e residências se fazendo passar pela própria operadora. Elas possuem os dados cadastrais e os números de telefones completos dos clientes e oferecem "gratuitamente" aumento da franquia de minutos e da velocidade da internet. Pensando se tratar de uma promoção, o consumidor aceita e só percebe o erro quando lê sua fatura e descobre que acabou contratando planos bem mais caros. Até reclamar e pedir o cancelamento, a revenda já levou a sua comissão. Ligando diretamente para a Oi, descobri que uma revenda [franquia] oculta havia feito tais "pedidos" em nome da empresa, sem a minha autorização. Infelizmente a operadora se recusa a fornecer o nome da revenda que solicitou tais serviços indevidamente, o que dificulta sobremaneira a investigação policial.
Gustavo Ribeiro Langowiski, advogado
Resposta
A Oi encaminhou o caso para a área responsável para conhecimento e providências cabíveis. A empresa acrescenta que entrou em contato com o cliente e efetuou os cancelamentos acordados com ele.
Oi Comunicação Corporativa
Réplica
Realmente fui contatado pela Oi para o cancelamento dos serviços. Porém, nada mudou. No mesmo dia, no período da tarde, recebi um telefonema de um call center, dizendo ser da operadora Oi, fornecendo username e senha para serem inseridos no meu modem, com a justificativa de que a "aquisição dos serviços de internet solicitados por mim" somente passaria a funcionar após tal mudança de configuração no modem. O mais estranho foi que a pessoa que ligou conhecia detalhes pormenorizados da empresa em que trabalho e de suas linhas telefônicas, além de meus dados pessoais como responsável legal (diretor-executivo), o que me causou o receio de que tal solicitação indevida de serviços à operadora poderá ocorrer novamente enquanto a Oi fornecer às revendas os dados cadastrais de seus clientes. Esse é um aviso para os demais consumidores que possam ser alvo de estelionatários, em tese, tais como os que operam contra a Oi e seus clientes.
Gustavo Ribeiro Langowiski, advogado



