• Carregando...

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas (SP) promove nesta quinta-feira (5), às 9 horas, audiência de conciliação entre a Embraer e os representantes dos 4.270 trabalhadores demitidos por carta pela empresa no dia 19 de fevereiro. A companhia alegou que fez as dispensas em razão da retração do mercado mundial de aviação.

De acordo com o advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Antônio Ferreira, a expectativa da entidade é de que a fabricante brasileira de aeronaves decida reintegrar os empregados. "A nossa proposta é que a Embraer reduza a jornada de trabalho de 43 horas semanais para 40 horas sem diminuir os salários", comentou Ferreira.

Segundo ele, se a empresa manifestar interesse de reintegrar apenas parte dos funcionários demitidos, tal posição não será aceita pelo sindicato. "A companhia tem a previsão de R$ 20 bilhões em encomendas firmes, o que representa cinco anos de salários dos empregados", disse. "A empresa nunca ganhou tanto dinheiro como agora, pois produziu 204 aviões em 2008 e deve fabricar 242 aeronaves este ano.

Caso a audiência termine sem um acordo, será sorteado um relator que ordenará a inclusão do processo na pauta de julgamentos da Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do TRT. Tal colegiado é formado por 12 juízes e se reúne de forma ordinária na segunda quarta-feira de cada mês. Desta forma, é provável que os magistrados analisem o caso já na próxima semana, no dia 11.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]