Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Economia
  3. TV Coroados inaugura transmissão digital em Londrina

TV Digital

TV Coroados inaugura transmissão digital em Londrina

Programação especial, a partir das 20 horas, irá marcar o momento histórico da emissora

  • Antônio Mariano Júnior
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A partir de desta quinta-feira (25), a história da radiodifusão londrinense ganha um capítulo especial com o início da transmissão digital da RPCTV Coroados, evento tecnológico que revoluciona a forma de ver e ouvir televisão, com ressonância, inclusive no mercado consumidor. A cerimônia oficial está marcada para 20 horas, na sede da emissora. “Trata-se de um momento muito significativo porque vai mexer com toda a população”, analisa Silvana Postiglioni, gerente geral da emissora.

Ela tem razão. Desde que o sinal digital começou a ser transmitido, no final de dezembro do ano passado, mas não de forma contínua, a discussão sobre o ingresso de Londrina na era digital tomou conta dos lares e rodas de conversas. Entre dúvidas e expectativas, prevalece sobretudo a vontade de manter-se sintonizado com os sinais da modernidade.

“Isso é só o começo porque quando a interatividade for definitivamente desencadeada o telespectador poderá opinar no conteúdo”, diz Silvana, citando a adequação e aperfeiçoamento de agências publicitárias e produtoras para o novo formato.

A cerimônia que marca o início da transmissão digital em Londrina será comandada por Leandro Costa, apresentador do Paraná TV 2ª edição. A partir das 20 horas entra no ar uma programação especial de estreia, seguida de um top de cinco segundos, depoimento de um artista global saudando o momento histórico, já que a TV Coroados é a segunda do Estado a contar com a TV digital. A emissora está no ar há 46 anos e desde 1979 pertence à Rede Paranaense de Televisão (RPC).

Um vídeo em alta resolução vai enfocar as vantagens que a TV digital trará, com direito a cenas de Londrina e também Curitiba – a primeira capital do Sul do País a contar, desde outubro, com a tecnologia. A torre da TV Coroados será iluminada com 12 canhões de lâmpadas led. Por extensão, o lançamento da TV digital em Londrina abre as comemorações dos 50 anos da RPCTV.

Várias autoridades confirmaram presença na solenidade, como o prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Estarão presentes também os vice-presidentes do grupo RPC: Guilherme Cunha Pereira, Mariano Lemanski e Edvaldo de Melo; Luiz Claudio Vieira, diretor-geral da RPCTV; Silvana Postiglioni, gerente geral da RPC TV Coroados; entre outros representantes do grupo RPC e da TV Globo.

Sinal digital é gratuito a todos telespectadores

Durante toda a semana, o JL trouxe reportagens abordando diversos aspectos da era digital em Londrina. O sinal digital é gratuito a todos os telespectadores. Para captá-lo, basta ter apenas uma antena UHF, um televisor com conversor digital embutido com a identificação DTV ou adquirir um decodificador externo para ser acoplado (chamado de set-top-box).

Para receber o sinal digital, a RPCTV Coroados se preocupou em preparar o mercado londrinense. Foram ministrados cursos para gerentes e vendedores de lojas e antenistas da cidade com o objetivo de repassar informações sobre o funcionamento da nova tecnologia, uma vez que eles atuam diretamente com os telespectadores da emissora. Além disso, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) está realizando o atendimento aos telespectadores da RPCTV Coroados que têm dúvidas sobre a transmissão digital.

Fale com o repórter

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE