
O lançamento de diversos aplicativos e programas para assistir a jogos, séries e filmes online na tela do smartphone está subvertendo uma das maiores tradições do brasileiro: ao invés de ver televisão com a família na sala de casa, cada vez mais pessoas optam por assistir os mesmos conteúdos pelo celular.
A prática começou com o Youtube e a possibilidade de assistir vídeos em streaming. Agora toma novas proporções nos smartphones, com programas que reproduzem a programação da TV local ou com conteúdos de filmes e seriados. "Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum que as pessoas assistam à programação tradicional da TV ou a filmes enquanto esperam na fila do banco ou na recepção de um médico", explica o consultor de telecom Oswaldo Olivetti.
No Brasil, eles ainda estão em fase de expansão Netflix e Google Play estão mais consolidados e ainda há o interesse de operadores em ofertarem o serviço , mas a tendência é que os programas sejam ainda mais frequentes com a popularização do 4G. "Para uma experiência perfeita, o ideal é assistir no wi-fi ou em uma conexão rápida. Quanto mais isso for possível, mais pessoas vão assistir a esses vídeos pelo celular", afirma Olivetti.
O Netflix, programa mais popular do mundo para assistir a filmes e séries on-line, quase quadriplicou no país nos últimos 12 meses, de acordo com a pesquisa comScore e quase metade dos usuários acessa, eventualmente, o programa pelo smartphone de acordo com o levantamento.
Alguns smartphones também estão chegando ao mercado com acesso à frequência dos canais abertos. O último a ser lançado com esta função, o LG Optimus L4 II Tri, acessa a programação local de onde o usuário estiver.
Telinha maior
A prática é bastante difundida nos esportes americanos, que contam com uma base cada vez maior de telespectadores no Brasil de acordo com uma pesquisa da WWWKnowledge, o país é o quinto maior mercado de telespectadores móveis destes aplicativos no mundo, fora dos Estados Unidos.
Os pacotes de pay-per-view de basquete, beisebol e futebol americano são transmitidos há mais de dez anos por streaming. Desde 2009, as ligas têm disponibilizado aplicativos para que, além do computador, os usuários possam assistir às partidas pelos celulares ou tablets. Assistir à TV no smartphone só foi possível com o aumento das telas tendência já acompanhada nos últimos lançamentos de gigantes do mercado, como Apple, Motorola e Samsung.



