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Rival da Uber, 99 já informava motoristas do meio de pagamento escolhido pelo usuário. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Rival da Uber, 99 já informava motoristas do meio de pagamento escolhido pelo usuário.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Uber liberou em seu aplicativo para motoristas um novo recurso há muito pedido por eles. Agora, os motoristas podem saber qual a forma de pagamento escolhida pelo passageiro antes que ele embarque e inicie o trajeto. A função chega junto a outros aprimoramentos, como o rastreador de ganhos em tempo real, a nova barra de status, centro de notificações, perfil do motorista e guia básico do motorista parceiro, além do recurso de otimização de conexão, que permite ao motorista iniciar e encerrar corridas em situações temporárias de falta de internet.

A novidade será mostrada após o motorista aceitar a chamada e, caso queira, poderá cancelar a corrida antes de buscar o passageiro. O recurso chega como um aliado dos condutores que não são favoráveis a receber em dinheiro, por medo de assaltos. Por outro lado, poderá gerar impacto negativo entre usuários de menor renda ou que não querem usar cartão de crédito e têm como únicas opções os pagamentos o dinheiro em espécie ou cartão de débito, já que os cancelamentos tendem a aumentar para este público.

Para evitar rejeições e possíveis esperas, a alternativa seria adquirir os cartões pré-pagos da Uber, comercializados em diversos pontos de vendas do país. A Uber não informou se há um número limite de cancelamentos ou se os motoristas podem ser penalizados pela ação. A concorrente 99, por exemplo, já atua informando o meio de pagamento ao motorista. O próprio app avisa ao usuário sobre a possibilidade de dificuldade de conseguir um carro e a eventual demora na espera, caso não opte pelo pagamento com cartão de crédito.

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A Uber, com seus cerca de 20 milhões de usuários e mais de 500 mil motoristas parceiros, tem introduzido novas funções com frequência a fim de incrementar a segurança na plataforma. Funcionalidades baseadas em machine learning — que identifica riscos com base na análise dos dados de milhões de viagens realizadas diariamente — e o botão de recursos de segurança para usuários, lançado em julho, que concentra todas as ferramentas do aplicativo com essa finalidade, são os exemplos mais recentes.

A empresa continua investindo em tecnologia para diminuir riscos de usuários e motoristas parceiros. No último mês, a Uber anunciou um investimento de R$ 250 milhões nos próximos cinco anos para abertura de um centro de desenvolvimento tecnológico no Brasil voltado para a segurança. Serão cerca de 150 especialistas para criação de novos recursos e funções do aplicativo de mobilidade para todo o mundo.

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