Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Receita

Um em cada quatro contribuintes ainda não declarou

Quem deixar de prestar contas com o Leão está sujeito a multa mínima de R$ 165,74. Prazo termina na segunda-feira

Faltando dois dias para acabar o prazo final de declaração do Imposto de Renda, 6,4 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento a Receita Federal. O número representa 24% dos 25 milhões de declarações que a Receita espera receber até o fim do prazo. A Receita informou que, até as 11h de ontem, 18,6 milhões de contribuintes já haviam cumprido a sua obrigação com o fisco – três quartos do número previsto.

O prazo para entregar a declaração termina no dia 30 de abril, próxima segunda-feira. Quem perder o prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. O programa que gera o documento para a declaração está disponível na página da Receita na internet. No mesmo endereço, o contribuinte pode baixar o programa Receitanet, necessário para transmitir a declaração ao fisco.

"O problema de deixar para a última hora é a documentação. O contribuinte pode não conseguir organizar tudo em um único final de semana. A orientação, portanto, é fazer da melhor forma possível, entregar no prazo e fugir da multa", explica o tributarista Samir Choaib. Caso descubra erros ou omissões após o envio, será possível retificar o documento quantas vezes for necessário. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição ou menor será a multa e a incidência de juros no valor a pagar. "Existe o mito de que retificar leva a declaração à malha fina, mas isso não existe. Na base de dados da Receita simplesmente sai a declaração antiga e entra a nova", diz Choaib.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.