Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócios

Uma escola para ensinar experiências

Krauss, da Grande Escola: planos de expansão | Antônio More/Gazeta do Povo
Krauss, da Grande Escola: planos de expansão (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Quadro negro, carteiras de madeira e uma sineta que avisa em alto e bom som o horário da "merenda". O espaço em obras na Rua Marcelino Champagnat, no Mercês, tem cara e jeito de escola – aquela tradicional, em que muita gente aprendeu a somar, soletrar e diferenciar anfíbios de répteis. A diferença é que, ali, a grade curricular não é nada ortodoxa. Com a missão de ensinar o que não se aprende em sala de aula, A Grande Escola completa em março dois anos de existência, mirando na inauguração da sede própria e nos planos de expansão.

Hoje, os quatro funcionários da escola – incluindo os dois sócios-fundadores – se amontoam em mesas da Aldeia Coworking, no Centro de Curitiba. É ali que são preparados os cursos que, desde março de 2012, já atenderam cerca de 1,7 mil alunos, muitos em busca de conhecimento prático para aprofundar hobbies e satisfazer desejos bem pessoais. Os encontros contemplam, por exemplo, dicas para preparar drinks, truques para organizar o trabalho como freelancer, ensinamentos sobre psicologia e o passo a passo para criar um estilo pessoal com a roupa disponível no guarda-roupa. Tudo em turmas pequenas, entre 15 e 20 alunos, com duração de um a seis dias.

A iniciativa encontra raízes na tradicional The School of Life, de Londres, embora deixe as discussões filosóficas de lado para focar mais em questões práticas do dia a dia – entre elas, como tirar fotos de "momentos legais" e como fazer uma "festa de arromba". A dinâmica tem chamado a atenção de grandes empresas, que encomendam cursos para o ambiente de negócios. Recentemente, uma gigante do setor automotivo solicitou um curso de preparação de drinks para os funcionários – as bebidas não terão álcool e, durante o processo de aprendizagem, os trabalhadores exercitarão conceitos como inovação, segurança e comprometimento.

"Não queremos oferecer uma qualificação profissional. Queremos que seja algo que o aluno leve para a vida pessoal dele e que acabe por torná-lo mais interessante. E, nesse processo, buscamos que a própria experiência do curso seja divertida por si só", afirma o publicitário Guilherme Krauss, criador da Grande Escola ao lado do também publicitário Ricardo Dória.

Com a mudança para a sede própria, no Mercês, Krauss e Dória planejam ampliar o número de funcionários – a meta é chegar a sete – e preparar a expansão para fora de Curitiba. A intenção é tornar o negócio sustentável economicamente, já que os dois publicitários ainda precisam trabalhar fora da escola para pagar as contas – ao menos os ensinamentos prestados no curso de "Freelance Rockstar" têm ajudado os próprios professores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.