
Quadro negro, carteiras de madeira e uma sineta que avisa em alto e bom som o horário da "merenda". O espaço em obras na Rua Marcelino Champagnat, no Mercês, tem cara e jeito de escola aquela tradicional, em que muita gente aprendeu a somar, soletrar e diferenciar anfíbios de répteis. A diferença é que, ali, a grade curricular não é nada ortodoxa. Com a missão de ensinar o que não se aprende em sala de aula, A Grande Escola completa em março dois anos de existência, mirando na inauguração da sede própria e nos planos de expansão.
Hoje, os quatro funcionários da escola incluindo os dois sócios-fundadores se amontoam em mesas da Aldeia Coworking, no Centro de Curitiba. É ali que são preparados os cursos que, desde março de 2012, já atenderam cerca de 1,7 mil alunos, muitos em busca de conhecimento prático para aprofundar hobbies e satisfazer desejos bem pessoais. Os encontros contemplam, por exemplo, dicas para preparar drinks, truques para organizar o trabalho como freelancer, ensinamentos sobre psicologia e o passo a passo para criar um estilo pessoal com a roupa disponível no guarda-roupa. Tudo em turmas pequenas, entre 15 e 20 alunos, com duração de um a seis dias.
A iniciativa encontra raízes na tradicional The School of Life, de Londres, embora deixe as discussões filosóficas de lado para focar mais em questões práticas do dia a dia entre elas, como tirar fotos de "momentos legais" e como fazer uma "festa de arromba". A dinâmica tem chamado a atenção de grandes empresas, que encomendam cursos para o ambiente de negócios. Recentemente, uma gigante do setor automotivo solicitou um curso de preparação de drinks para os funcionários as bebidas não terão álcool e, durante o processo de aprendizagem, os trabalhadores exercitarão conceitos como inovação, segurança e comprometimento.
"Não queremos oferecer uma qualificação profissional. Queremos que seja algo que o aluno leve para a vida pessoal dele e que acabe por torná-lo mais interessante. E, nesse processo, buscamos que a própria experiência do curso seja divertida por si só", afirma o publicitário Guilherme Krauss, criador da Grande Escola ao lado do também publicitário Ricardo Dória.
Com a mudança para a sede própria, no Mercês, Krauss e Dória planejam ampliar o número de funcionários a meta é chegar a sete e preparar a expansão para fora de Curitiba. A intenção é tornar o negócio sustentável economicamente, já que os dois publicitários ainda precisam trabalhar fora da escola para pagar as contas ao menos os ensinamentos prestados no curso de "Freelance Rockstar" têm ajudado os próprios professores.



