
O projeto de dragagem dos portos de Paranaguá e Antonina mudou e foi dividido em duas fases. A primeira, de manutenção, será de responsabilidade do governo estadual e terá de ser feita com recursos da própria Appa, autarquia que administra os terminais. A segunda etapa, que compreende a dragagem de aprofundamento do canal de acesso dos navios e da bacia de evolução, ficará a cargo da Secretaria de Portos (SEP) do governo federal. Após essa intervenção, a profundidade em Paranaguá passará dos atuais 8 a 12 metros para até 16 metros; em Antonina, a profundidade passará de 6 para 9,8 metros.
A Appa diz que está esperando por uma licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para poder lançar o edital de licitação para a contratação da dragagem de manutenção dos pontos mais críticos do Porto de Paranaguá. O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) foi aprovado recentemente pelo Ibama e apresentado à população em audiência pública no dia 28 de julho. A estimativa é de que o licenciamento ambiental saia em um mês e que os trabalhos comecem em janeiro ou fevereiro de 2012.
Custos
Pelo EIA/Rima, enquanto a dragagem de manutenção prevê a retirada de cerca de 5 milhões de metros cúbicos de material, a de aprofundamento vai remover mais de 12 milhões de metros cúbicos. Quando orçadas juntas, ainda em julho, as duas etapas estavam estimadas em pouco mais de R$ 177,3 milhões.
Agora o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, estima que a etapa de manutenção custe cerca de R$ 30 milhões. A SEP trabalha com um orçamento de R$ 53 milhões para o aprofundamento, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e deve começar as obras no ano que vem, logo após a dragagem de manutenção. Maron, porém, alerta que esse valor deve mudar: nas conversas com a SEP, o projeto está crescendo, incluindo mais intervenções, como a derrocagem (retirada de pedras do fundo do mar). Fala-se em algo perto de R$ 100 milhões, mas nem Appa nem SEP confirmam.
Verba
Entre os recursos da União que os deputados federais paranaenses tentam garantir para o estado em 2012 por meio de emendas estão R$ 227 milhões para o Porto de Paranaguá, dos quais R$ 82,5 milhões para a dragagem de aprofundamento do canal de acesso e bacias de evolução e R$ 100 milhões para a dragagem de manutenção. Trata-se de uma tentativa do governador Beto Richa de arrancar também do governo federal recursos que seriam da responsabilidade da Appa em uma primeira dragagem e nas futuras intervenções necessárias para a manutenção do porto. A Appa, no entanto, garante que tem o dinheiro necessário em caixa.



