Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
planos de saúde

Unimed fará proposta a cirurgiões

As Unimeds de Curitiba e Londrina se comprometeram, ontem, a fazer uma proposta de reajuste aos cirur­giões cardiovasculares e buscar um acordo que evite a desfiliação em massa prometida pelos médicos, informou a Cooperativa dos Cirur­giões Cardiovasculares do Paraná (Coopcardio-PR). Se­­gundo a entidade, a oferta deve ser feita até a tarde de hoje – a Coopcardio marcou uma reunião de avaliação para as 19 horas.

"A questão dos valores é importante, mas queremos que a proposta tenha uma abrangência estadual, para que os colegas que atendem em outras localidades não sejam prejudicados", diz Marcelo Freitas, presidente da Coopcardio-PR. Os médicos e as Unimeds divergem sobre o modo de negociação – os cirurgiões querem fechar um acordo único para todo o Paraná, mas as Uni­meds estariam preferindo que cada cooperativa converse separadamente com a Coopcardio.

Descredenciamento

Segundo Freitas, a condição de desligamento está mantida até que a nova proposta da empresa seja analisada e discutida. Para o cirurgião, na reunião de ontem os representantes da Unimed mostraram interesse em negociar e chegar a um acordo. "Se os termos apresentados na proposta se aproximarem do que estamos pedindo, poderemos apresentar uma contraproposta e continuar as negociações sem que haja desligamentos", afirma. Os cirur­giões reclamam que a operadora oferece cerca de R$ 1,5 mil por operação para uma equipe de quatro a cinco profissionais, enquanto o Siste­ma Único de Saúde (SUS) pa­­ga R$ 2,8 mil por intervenção de ponte de safena para todos os cirurgiões envolvidos.

A Coopcardio diz que, na noite de hoje, além de analisar a proposta da empresa, os cirurgiões também vão discutir as medidas a serem tomadas caso optem pelo desligamento da operadora. Segun­do o presidente da cooperativa, 25 médicos já solicitaram a carta de desligamento da Unimed. Mesmo se confirmado o descredenciamento, os médicos garantem que os usuários da empresa não ficarão desassistidos.

Por meio da assessoria de imprensa, a Unimed Curitiba afirmou que está negociando com os cirurgiões cardiovasculares, mas não soube informar detalhes da proposta que deverá ser apresentada aos médicos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.