Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
comportamento

Vaguebooking - A arte de não dizer nada para chamar a atenção

De acordo com o Urban Dictionary, vaguebooking é uma atualização de status intencionalmente vaga no Facebook, que leva os amigos a perguntarem o que está acontecendo

 |

Você está navegando pelo Facebook quando se depara com uma atualização enigmática de um amigo, do tipo: "as pessoas realmente não mudam." Colocada desta forma, totalmente sem contexto, a frase pode significar uma porção de coisas. "As pessoas realmente não mudam e continuam tomando Coca-Cola", ou "as pessoas realmente não mudam, minha mulher me traiu mais uma vez".

Essas citações vagas, indeterminadas, em que raramente uma pessoa é citada nominalmente, se tornaram tão recorrentes na rede que ganharam um nome próprio: vaguebooking. De acordo com o Urban Dictionary (urbandictionary.com), o primeiro a cunhar o termo, vaguebooking é "uma atualização de status intencionalmente vaga no Facebook, que leva os amigos a perguntarem o que está acontecendo. Também pode ser um pedido de socorro."

Um exemplo clássico é o uso do vaguebooking para mandar uma mensagem específica contra um dos seguidores, mas com covardia o suficiente para não citá-lo no post. Por exemplo, após uma briga com alguém no trabalho, o usuário posta: "tem gente que realmente não sabe seu lugar, e ainda come de boca aberta". Quando alguém aparece no post perguntando "mas de quem você está falando?", a resposta costuma ser igualmente vaga: "ah, nem vale a pena continuar nesse assunto".

O problema desse tipo de atualização é que, normalmente, o autor está querendo chamar a atenção, mas não está disposto a explicar exatamente o que está acontecendo. E a pergunta óbvia que se segue é: então por que postar?

Kim Bosch, uma jornalista freelancer do Canadá, elabora uma possível causa para esse tipo de comportamento. Numa matéria publicada no jornal National Post, ela se questiona se esse tipo de post não é uma consequência do estado atual das redes sociais. "Num mundo digital onde todo mundo tem voz, surge um problema: ninguém está escutando. Como resultado, as pessoas começaram a ficar ansiosas pelo diálogo que não está acontecendo na nossa cultura de comunicação unidirecional. Talvez as pessoas não estão "vaguebooking" para chamar a atenção, mas simplesmente para obter uma resposta."

Alternativa

O famoso blog de tirinhas xkcd.com, do norte-americano Randall Munroe, tocou no assunto no mês passado, e sugeriu um padrão de resposta para todos os status vagos que aparecem na rede. A tirinha sobre vaguebooking apresenta um sistema fictício do Google, chamado ContextBox, que automaticamente coloca em contexto qualquer post ambíguo. No quadrinho, um usuário atualiza o status para: "as coisas que eu preciso aguentar", e o sistema coloca em contexto: "a rede de wi-fi do prédio não chega ao banheiro." Outro usuário diz: "você imaginaria que a essa altura eu teria aprendido em nunca confiar nos outros". O programinha traduz: "ela baixou um torrent que era um arquivo .rar com um link para um questionário".

Na tirinha em questão, o tooltip – recurso que apresenta um texto quando o mouse é colocado sobre a imagem – vem com a seguinte recomendação: "Se você ler todo vaguebooking ou vaguetweeting supondo que eles estão dizendo tudo o que podem sem revelar informações militares secretas, a internet fica muito mais emocionante." Pode ser uma boa ideia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.