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A Vale informou que iniciou nesta terça-feira as obras da Aços Laminados do Pará (Alpa), em Marabá (PA), dias depois de ter inaugurado no Estado do Rio de Janeiro a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), que constrói em parceria com a alemã Thyssenkrupp.

De acordo com comunicado da empresa, a Licença de Instalação da obra foi concedida no dia 15 de junho e a previsão é de que a usina entre em operação no final de 2013. A capacidade instalada será de 2,5 milhões de toneladas de placas de aço.

Os investimentos somam 5,8 bilhões de dólares e serão feitos integralmente pela mineradora.

"A Alpa é um investimento 100 por cento da Vale e trará vantagens competitivas para o Estado do Pará, uma vez que agregará ainda mais valor ao minério de ferro extraído das minas de Carajás, no município de Parauapebas (PA)", informou a mineradora.

Além da usina siderúrgica, o projeto Alpa compreende um sistema integrado com a construção de um acesso ferroviário para receber o minério de ferro de Carajás, e a construção de um terminal fluvial no rio Tocantins para receber o carvão mineral e fazer o escoamento da produção siderúrgica até o Terminal Portuário de Vila do Conde, em Barcarena (PA).

"Além de atender à produção da siderúrgica, a futura hidrovia deverá servir a outras atividades socioeconômicas da região", informou a Vale.

A mineradora aumentou seus investimentos no setor siderúrgico nos últimos anos e planeja elevar em 18,5 milhões de toneladas a produção de aço no Brasil. Em 2009, segundo o Instituto Aço Brasil, o país produziu 42,1 milhões de toneladas de aço.

Além da CSA, inaugurada na semana passada com capacidade anual para 5 milhões de toneladas de placas de aço, a Vale fará em parceria com a coreana Dongkuk uma usina siderúrgica no Ceará --Companhia Siderúrgica de Pecém-- com capacidade para 3 milhões de toneladas na primeira fase, ao custo de 7,2 bilhões de reais. A unidade poderá atingir 6 milhões de toneladas em uma segunda fase.

A Vale também fará sem parceiros uma usina no Espírito Santo, de 5 milhões de toneladas, com previsão de entrada em operação em 2014. O custo da obra será de 11,1 bilhões de reais, informou a companhia.

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