• Carregando...

O Vale do Silício não está voltando a viver o surto de euforia econômica do começo da década, mas o centro de desenvolvimento tecnológico dos Estados Unidos está ampliando a oferta de empregos, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira.

Casa de gigantes como Apple, Intel, HP, Cisco e Google, o Vale do Silício tem sido destaque na criação de postos de trabalho devido à sólida demanda doméstica e crescente demanda no exterior, escreveu em relatório o economista-sênior do Union Bank of California, Keitaro Matsuda.

Entre 2001 e 2004, a região do Vale do Silício, ancorada por San Jose, maior cidade ao norte da Califórnia, perdeu um quinto de seus empregos. Foi a maior redução de postos de trabalho em uma grande região metropolitana dos EUA desde a Grande Depressão.

A tendência de crescimento foi retomada no ano passado, quando os empregos voltaram a crescer. E isso deve prosseguir, disse Matsuda em entrevista por telefone.

No ano passado, o crescimento do emprego no Vale do Silício refletiu aumento da demanda por engenheiros de computação, designers de tecnologia da informação e consultores de pesquisa e desenvolvimento, segundo Matsuda.

"São postos de emprego que são difíceis de se criar e muito caros", afirmou. "Mas, obviamente, os negócios estão indo bem."

A criação de postos de trabalho fora do setor agrícola no Vale do Silício cresceu 2,6 por cento na primeira metade do ano, enquanto a expansão no estado da Califórnia como um todo foi de 1,6 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]