
A empresária Débora Gonçalves não queria atender a ligação da Vivo, sua operadora de celular. Mas, após duas semanas, resolveu saber qual era o motivo de tanta insistência. Para sua surpresa, a ligação era para avisar que os pontos aqueles que permitem a troca de celular a cada ano dobraram e que ela já podia retirar outro aparelho na loja. E tudo isso apenas três meses após ter retirado um celular novo da mesma operadora.
"Eu já tinha ganhado um aparelho no Dia das Mães, mas já que ofereceram mais esse, vou dar à minha filha", conta a empresária, que levou o celular pós-pago e um contrato de fidelidade de 12 meses. Coincidência ou não, a empresa ficou mais generosa justamente às vésperas do início da portabilidade numérica sistema que permite que o cliente mude de operadora levando consigo o número do telefone.
Débora não é a única a receber ligações como essa. O grande movimento nas lojas mostra que a corrida para atrair a fidelidade do cliente começou. "Eu não sabia da portabilidade, mas vejo que isso é uma grande estratégia de vendas, principalmente para essa massa da população que deseja desesperadamente um celular mais moderno", avalia a empresária.
A portabilidade numérica entra em vigor amanhã em oito regiões do país, incluindo o código 43 de Londrina (Norte do Paraná). Em Curitiba, o benefício começa em janeiro de 2009. Além dos testes que garantem o funcionamento da portabilidade, as operadoras estão investindo tempo e esforço em promoções, vantagens e serviços. Tudo para atrair novos consumidores ou, pelo menos, manter o cliente pelos próximos 12 meses, com pacotes que vinculam o subsídio do celular novo a um contrato de fidelidade.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o programa de fidelidade não pode impedir que o consumidor mude de operadora por outro lado, em caso de mudança, o cliente terá de arcar com multas devido à rescisão de contrato. Além disso, os usuários que optarem por exercer o direito à portabilidade terão de pagar uma taxa de até R$ 4 pela operação mas, para atrair novos clientes, algumas empresas já afirmam que vão absorver esse custo.
Segundo a diretora da Vivo Sul, Clenir Wengenowicz, as promoções de fidelização são uma estratégia da empresa desde 2004. "Não é uma promoção especial por causa da portabilidade. Nós segmentamos os clientes e oferecemos premiações", garante. Para justificar o grande movimento, a diretora comentou que alguns meses têm um volume maior de clientes trocando aparelhos.
A TIM, por sua vez, afirma que se preocupou, sim, em entrar em contato com clientes que estavam com o plano de fidelidade para vencer. "Tivemos um trabalho de contato com os clientes, para renovação e até para esclarecer sobre nossas promoções, tanto para celulares pós-pago como para pré-pago", afirma José Doroteu Fabro, diretor regional de marketing da empresa.
O que justifica a preocupação antecipada de garantir os clientes é que, para outras operadoras, as maiores promoções prometem chegar com a portabilidade. Em Londrina, por exemplo, a operadora Claro está oferecendo um plano especial só para a cidade, com tarifa zero para ligações entre celulares Claro do mesmo DDD. Mas a promoção só vale até hoje. Amanhã, começa uma promoção ainda mais agressiva, segundo o diretor regional da Claro no Paraná e Santa Catarina, Eduardo Coutinho. "Estamos há apenas quatro anos no mercado e sabemos que esse é o momento de alcançar clientes pós-pago, já que o número do celular era um empecilho na hora de trocar de operadora", explica. A TIM também promete promoções especiais para o DDD 43, a partir de amanhã.
Atenção
Após a implantação da portabilidade numérica, os consumidores terão de ficar atentos a algumas vantagens oferecidas nas promoções, como planos que prometem tarifas diferenciadas entre celulares da mesma operadora. Com a portabilidade, o cliente muda de operadora e leva consigo o número de telefone e pessoas que tinham tarifas diferenciadas para falarem entre si perdem esse direito em caso de mudança.
Na tentativa de evitar maiores confusões, a Anatel orientou as operadoras a informar, em seus sites, se determinado número continua ou não pertencendo a elas. A TIM já promete um toque de chamada diferenciado para ligações entre seus celulares. "O clientes TIM vão saber que estão ligando para outro aparelho TIM pelo toque, que será diferente", garante o diretor regional de marketing da empresa.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Brasil Telecom diz estar preparada para a portabilidade, mas não revela as promoções que estão por vir. Fazendo coro, as operadores de telefonia fixa GVT e Net, também informaram, em nota, que estão prontas para o início da portabilidade.
* * * * *
Interatividade
Você pretende continuar com a mesma operadora após o início da portabilidade numérica?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.



