Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Smartphones

Vantagem é a afinidade com o computador

Maurício Jaques, com seu smartphone Touch: facilidade para sincronizar a agenda do celular com o Outlook, usando o Windows Mobile 6.1 | Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
Maurício Jaques, com seu smartphone Touch: facilidade para sincronizar a agenda do celular com o Outlook, usando o Windows Mobile 6.1 (Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo)

O professor universitário Mau­­­­rício Jaques não desgruda de seu smartphone. Por meio dele – um HTC Touch, equipado com Win­­dows Mobile 6.1 (a versão anterior ao 6.5, que equi­­pa os Windows Phones lançados na semana) – ele sincroniza sua agenda de compromissos e contatos, recebe e envia e-mails. Ele é um entusiasta do sistema operacional da Microsoft: "Por ser um produto Windows, a facilidade de sincronização chega a ser absurda".

Essa é a principal atração do Windows Mobile para os usuários. Fazer o celular "conversar" com o computador é tarefa simples – afinal, eles falam a mesma linguagem e contêm os mesmos programas básicos. E é por isso que Jaques está no terceiro aparelho, e todos eles ro­­davam versões do Windows. "Já tive ex­­periências com outros aparelhos, que não foram boas. O No­­kia E61 foi um desespero total", diz. "Achava o hardware muito lento, e o sistema operacional [Symbian, que equipa praticamente metade dos smartphones do planeta e é amplamente usado pela Nokia] é ruim."

Jaques ainda não testou ne­­nhum aparelho com o Android, o sistema operacional da Google, mas já experimentou o iPhone, que usa um sistema operacional específico, da Apple. Gostou. "Tem uma interface excepcional, principalmente para um leigo. Já o Windows Mobile exige um pouco mais de conhecimento para usar bem as funções", observa. Mas nas aplicações de "produtividade" – e-mail, agendas, visualização e edição de do­­cumentos, por exmplo –, o Win­­­dows ganha. "O iPhone é muito legal para jogos e entretenimento. Mas quando se trata de trabalho, o Windows bate qualquer outro."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.