Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ranking

Varejo do país é eleito o mais atraente

Pelo segundo ano seguido, Brasil é o mercado em desenvolvimento com maior potencial para atrair investimento estrangeiro, segundo consultoria

Para a A. T. Kearney, o varejo de eletroeletrônicos está entre os quatro mais promissores | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Para a A. T. Kearney, o varejo de eletroeletrônicos está entre os quatro mais promissores (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)

A crise internacional mudou o mapa dos mercados em desenvolvimento com maior potencial para atrair investimentos estrangeiros para o varejo. Países da América Latina e do Oriente Médio aparecem entre os 30 mercados mais atraentes, revela a edição deste ano do ranking feito pela consultoria norte-americana A. T. Kearney. E, pelo segundo ano seguido, o Brasil lidera a lista dos mercados com maior potencial de investimento, seguido, neste ano, pelo Chile, China e Uruguai.

A consultoria avalia 25 variáveis de cada país, reunidas em quatro grupos: atratividade do mercado, risco econômico e político, saturação do mercado e em quanto tempo novos players estarão presentes na região.

No caso do Brasil, os fatores que mais contribuíram para o país ter permanecido no topo foram os indicadores de baixa saturação de mercado e potencial de consumo, diz Esteban Bowles, sócio da consultoria e líder da prática de Varejo e Bens de Consumo na América Latina.

Segundo a pesquisa, o tamanho do mercado varejista brasileiro aumentou 15% no ano passado e os gastos com consumo têm crescido 9% ao ano desde 2007. "O crescimento da nova classe média brasileira continua impulsionando o desenvolvimento do setor varejista", diz Bowles. Ele acrescenta que o varejo de luxo também ganha força no Brasil e em outros países da América Latina, refletindo o melhoria de poder aquisitivo da população.

Regiões

"A participação da América Latina e dos países do Oriente Médio é forte", diz Bowles. Ele destaca que, neste ano, sete países no ranking de 30 são latino-americanos. Além do Brasil e do Chile, estão na lista dos latinos Uruguai, Peru, Colômbia, Panamá e México. Emirados Árabes, Omã, Kuwait, Arábia Saudita, Jordânia e Líbano engrossam a relação de paí­ses do Oriente Médio.

O executivo explica que esses mercados de consumo ganharam relevância porque a crise nas economias desenvolvidas acabou tendo reflexos nos países do leste europeu, que apresentaram sinais de saturação no consumo.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.