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Indústria Automobilística

Venda de automóveis recua em 2011

Foram vendidos pouco mais de 2,64 milhões de carros no Brasil no ano passado, uma leve queda na comparação com 2010

Pátio da Volkswagen em Curitiba: o modelo Gol foi o carro mais vendido no país em 2011 | Antônio More / Gazeta do Povo
Pátio da Volkswagen em Curitiba: o modelo Gol foi o carro mais vendido no país em 2011 (Foto: Antônio More / Gazeta do Povo)
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A venda de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos) cresceu 4,79% no ano passado em relação a 2010. O porcentual ficou abaixo do esperado pelo setor, que era entre 7% e 8%. Ao todo, foram 5.573.499 unidades. Já a venda de automóveis registrou queda de 0,10% no ano. Na categoria, foram vendidos 2.648.994 unidades ante as 2.651.583 referentes a 2010. Os dados foram divulgados ontem pela federação dos distribuidores de veículos, a Fenabrave.

Segundo o presidente da Fenabrave, Flávio Antonio Meneghetti, a queda na comercialização de autos ocorreu por causa das medidas macroprudenciais adotadas pelo governo no começo de 2011, que refletiram nas vendas do segundo semestre. "As medidas restringiram o crédito ao consumidor e as vendas não cresceram. Também não contávamos com a crise na Europa. Mas não foi um desastre. Nós andamos de lado e nos últimos cinco anos dobramos o mercado", disse.

O que mais cresceu no ano foi a venda de ônibus. O aumento de um período para outro foi de 21,73%, para 34.749 unidades. Segundo Meneghetti, o aumento está ligado à renovação da frota e à aproximação com as eleições municipais, quando os prefeitos compram mais veículos.

Perspectivas

A Fenabrave estima que as vendas de automóveis e comerciais leves devem apresentar alta de 4,5% em 2012, somando 3,579 milhões de unidades vendidas, conforme estimativas elaboradas pelo MB Associados. As vendas dos dois segmentos em 2011, somadas, foram 2,9% maiores que em 2010.

Considerando todos os grupos – incluindo caminhões, ônibus e motos –, o crescimento deve ser de 5,76% neste ano, com 5,894 milhões de unidades vendidas. O setor de caminhões deve ter vendas 9,6% maiores. Para ônibus, a Fenabrave projeta crescimento de 14,3% em 2012. As vendas de mo­­tos devem avançar 7,5%. Flávio Meneghetti disse que o am­­biente externo deve continuar a atrapalhar o resultado da indústria. "O cenário externo afetou o resultado de 2011 e certamente prejudicará o ano de 2012", avaliou.

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