Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em baixa

Venda de carros acumula queda de 5% no ano

Foram comercializadas em maio 278,3 mil unidades, volume 0,6% inferior a abril e 7% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado

No último mês de negócios antes da Copa do Mundo, as montadoras tiveram mais uma retração nas vendas de carros. Foram comercializadas em maio 278,3 mil unidades, volume 0,6% inferior a abril e 7% abaixo do registrado em igual mês no ano passado. O resultado deixa a indústria ainda mais distante da previsão inicial de obter crescimento de 1% neste ano. A expectativa é de uma demanda menor nos próximos dois meses devido aos feriados do Mundial.

De janeiro a maio, o mercado somou 1,334 milhão de unidades, queda de 5% em relação a igual período de 2013. Os números são preliminares e não incluem caminhões e ônibus. Reajustes de preços e crédito restrito estão entre os principais vilões do mercado neste ano, agravados ainda pelo menor crescimento da renda e a queda na confiança.

Com problemas no mercado interno e as restrições na Argentina, principal parceira do país, as montadoras têm recorrido a medidas para ajustar mão de obra, como suspensões temporárias dos contratos e PDVs (Planos de Demissão Voluntária). A PSA Peugeot Citroen, por exemplo, anunciou um programa para cerca de 650 funcionários que estavam com os contratos suspensos desde fevereiro.

O cenário deve se complicar ainda mais a partir de julho, quando uma nova alta de imposto está prevista para a indústria. Na data, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será totalmente recomposto - passa dos 3% atuais para 7%. Para tentar reverter o quadro de contração e evitar demissões em ano eleitoral, o governo estuda medidas para o setor. A mais provável é uma injeção de R$ 5 bilhões para financiar a aquisição de carros novos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.