Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Abramat

Venda de material de construção sobe 12,14% em 2010

O resultado ficou dentro do esperado pela entidade, que previa expansão próxima de 12%, mas o índice ainda está 1,57% abaixo do alcançado em 2008

s vendas de materiais de construção no Brasil cresceram 12,14% em 2010 em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat). O resultado ficou dentro do esperado pela entidade, que previa expansão próxima de 12%, mas o índice ainda está 1,57% abaixo do alcançado em 2008.

Seguindo a tendência que já vinha sendo observada no segundo semestre do ano passado, por segmento, o indicador de vendas para itens de acabamento registrou no mesmo intervalo acréscimo de 15,15%, enquanto o da indústria de materiais básicos subiu 10 62%. Para 2011, as projeções apontam um avanço menos vigoroso das vendas, com alta de 9%. Inicialmente, a entidade previa crescimento entre 10% e 12% no faturamento para este ano.

Dezembro

Em dezembro, as vendas do setor cresceram 6,96% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto o nível de empregos gerados pela indústria aumentou 7,16%. Por segmento, no mês passado as vendas dos itens de acabamento subiram 17,91% na comparação com dezembro de 2009, enquanto as da indústria de materiais de base aumentaram 1,40%.

Em relação a novembro, no entanto, as vendas caíram 8,88% em dezembro e o nível de empregos ficou estável (0,03%). Houve retração de 9,86% nas vendas do segmento de acabamento e queda de 8,29% na indústria de materiais básicos.

Em nota, o presidente da entidade, Melvyn Fox, explica que a discrepância no desempenho dos dois segmentos em dezembro ante o mesmo mês do ano passado se deve ao início de diversas obras em 2008, que impulsionaram o consumo de materiais de base. "Agora, muitos desses empreendimentos estão em fase final, daí esse crescimento mais forte de materiais de acabamento", diz Fox.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.