• Carregando...

As vendas no varejo de material de construção cresceram 7,8% em novembro, na comparação com outubro, e aumentaram 8,5% ante novembro de 2009, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). A pesquisa foi realizada em parceria com o Ibope Inteligência. De janeiro a novembro, o segmento registrou alta nas vendas de 10 5% ante o mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o índice foi de 11%.

Para dezembro, o presidente da Anamaco, Cláudio Elias Conz, afirma que o setor está otimista, principalmente devido ao anúncio da prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até dezembro do ano que vem para a cesta básica de material de construção. "A prorrogação da redução do IPI tem um papel fundamental no aquecimento da nossa cadeia produtiva e o governo entendeu a importância da manutenção dessa medida, pois ela beneficia, sobretudo, a parcela da população mais carente, a que tem renda familiar de até 5 salários mínimos", afirma a Anamaco, em nota.

Sem o benefício, os materiais teriam custo 8,5% maior, em média, para o consumidor final. "Para quem estava construindo uma casa popular (em torno de R$ 40 mil), o benefício significou uma economia de aproximadamente R$ 1,5 mil ou a construção de um banheiro", afirmou Conz. Segundo estimativas da entidade, que representa 138 mil lojas de material de construção no País, o setor deve encerrar 2010 com 11% de crescimento ante 2009, quando bateu recorde de faturamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]