As vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em julho subiram 15,3 por cento sobre junho, para 285,3 mil unidades, informou nesta segunda-feira a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de veículos.
Incluindo caminhões e ônibus, as vendas no mês passado totalizaram 302.407 unidades, contra 262.780 unidades em junho, segundo dados da entidade.
Mais cedo, duas fontes haviam antecipado à Reuters que as vendas de carros e comerciais leves novos no país em julho tinham avançado cerca de 15 por cento, para um número recorde no mês.
"Em julho, ainda tivemos efeito da Copa do Mundo e o feriado de 9 de julho em São Paulo, mas mesmo assim o mercado evoluiu, mostrando que a tendência é de crescimento", afirmou em nota o presidente da Fenabrave, Sergio Reze.
Como motivos para o bom desempenho do setor ele destacou queda nas taxas de financiamento e promoções realizadas por montadoras.
O Brasil foi um dos únicos países a apresentar expansão das vendas de carros em 2009, em meio à crise financeira e econômica global. Para estimular o setor automotiva, importante empregador, o governo federal reduziu impostos e estimulou a oferta de crédito para a compra de veículos de dezembro de 2008 a meados deste ano.
No acumulado de janeiro a julho, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no mercado brasileiro totalizaram 1,88 milhão de unidades, também patamar recorde, contra 1,73 milhão de unidades nos sete primeiros meses de 2009, segundo a Fenabrave.
A Anfavea, associação que representa as montadoras, divulga os dados consolidados de vendas, produção e exportações do setor na próxima quinta-feira.



