• Carregando...

As vendas reais da indústria brasileira avançaram 1,9 por cento no terceiro trimestre do ano, registrando o quarto avanço trimestral seguido e a melhor taxa de expansão desde 2004, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira.

``O ritmo de crescimento das vendas poderia ter sido ainda maior não fosse a valorização do real limitar o faturamento das firmas exportadoras'', ponderou a CNI em comunicado.

A expansão de 1,9 por cento ante o trimestre anterior ficou abaixo apenas do avanço de 4,29 por cento visto no segundo trimestre de 2004.

Em setembro, as vendas reais da indústria cresceram 1,82 por cento frente a agosto, de acordo com dados dessazonalizados. Em relação a setembro do ano passado, o aumento foi de 4,06 por cento.

O uso da capacidade instalada ficou em 81,9 por cento em setembro, comparado a 81,8 por cento no mês anterior. Em setembro do ano passado, o uso da capacidade instalada estava em 80,8 por cento.

No trimestre encerrado em setembro, o percentual médio de uso da capacidade instalada subiu 0,29 ponto percentual, para 81,8 por cento.

O número de empregados na indústria aumentou 0,24 por cento na comparação com agosto e 2,68 por cento em relação a setembro de 2005.

No trimestre, o avanço foi de 0,72 por cento na comparação com o período de abril a junho deste ano.

Os indicadores da CNI são levantados mensalmente com base em consultas feitas a aproximadamente 3 mil grandes e médias empresas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]