As vendas de carros novos na União Europeia caíram 5,5% no ano passado, depois que os programas de incentivo governamental ao setor acabaram, informou a associação do setor ACEA, nesta sexta-feira.
Montadoras de veículos da Europa vêm buscando mercados em rápido crescimento como a China e Brasil como forma de ampliar suas vendas depois que os programas de incentivo às vendas de veículos na Europa terminaram.
"Os resultados de 2010 foram marcados pelo fim do incentivo governamental para renovação de frota em muitos países da União Europeia", afirmou a entidade.
Em dezembro, as vendas de automóveis caíram 3,2% na União Europeia, para 1.009.638 unidades.
Na Alemanha, maior mercado de veículos da Europa, houve queda de 23,4 por cento nas vendas de 2010. O programa de incentivo para renovação de frota acabou em 2009.
Enquanto isso, a China confirmou a liderança mundial no início desta semana, com crescimento de 33,2 por cento nas vendas de automóveis em 2010.
Na França, onde as medidas de incentivo às vendas duraram até o final de 2010, as vendas de dezembro recuaram apenas 0,7 por cento, enquanto Espanha, Reino Unido e Itália tiveram grandes quedas nas vendas do mês passado.
-
Relatório americano expõe falta de transparência e escala da censura no Brasil
-
Jim Jordan: quem é campeão de luta livre que chamou Moraes para a briga
-
“A ditadura está escancarada”: nossos colunistas comentam relatório americano sobre TSE e Moraes
-
Aos poucos, imprensa alinhada ao regime percebe a fria em que se meteu; assista ao Em Alta
Meta fiscal mais frouxa do governo Lula piora expectativas e mercado joga juros para cima
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio
FMI amplia projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2024 e 2025
Deixe sua opinião