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O setor automobilístico nos Estados Unidos sofreu outro mês desastroso em fevereiro, com perdas que superam 40% das vendas em relação a igual período de 2008. Este é o nível de vendas mais baixo dos últimos 30 anos. O resultado marca o 15º mês consecutivo de queda na venda de automóveis e já é visto pelos analistas como um agravamento da recessão dos Estados Unidos, reforçado pela desaceleração de outros mercados, como o europeu e o japonês.

Somente as vendas da Ford desabaram 48%, já as da General Motors caíram 52,9%. A Chrysler registrou queda de 44% no mês, passando para 84.050 unidades, contra 150.093 veículos vendidos um ano antes. As montadoras japonesas registraram quedas menos acentuadas: as vendas da Toyota reduziram 37% no mês e da Nissan, 38%.

A Ford disse em comunicado, divulgado nesta terça-feira (3), que no segundo trimestre do ano produzirá 260 mil veículos a menos que no mesmo período do ano passado, diante das "dificuldades" do ambiente econômico. Isso porque as três marcas do grupo Ford (Ford, Mercury e Lincoln) venderam em fevereiro apenas 94.044 unidades. A montadora destacou ainda que seus estoques caíram 32% durante fevereiro, para 405.000 unidades.

"O ambiente econômico e competitivo continua difícil", explicou Ken Czubay, vice-presidente de Vendas e Marketing da Ford. "Estamos decididos a seguir o curso e a permanecer concentrados, edificando os alicerces para o crescimento futuro com produtos com um estilo diferenciado", acrescentou. Assim, no segundo trimestre do ano, a Ford planeja produzir 425 mil veículos na América do Norte.

Em situação mais crítica, a General Motors registrou em fevereiro uma queda anualizada de 52,9% em suas vendas nos Estados Unidos, onde apenas 127.296 unidades foram comercializadas. Apesar de as vendas terem despencado em relação ao ano anterior, a montadora disse que, em relação a janeiro de 2009, a comercialização de veículos na categoria "autos" subiu quase 34%.

Na Europa

Enquanto se prepara para investir em uma fábrica nos Estados Unidos, o grupo alemão Volkswagen divulgou também nesta terça-feira o fechamento do lucro líquido de 2008, em US$ 4,688 bilhões de euros, 13,7% a mais que em 2007. O consórcio antecipou que, no ano passado, faturou 113,808 bilhões de euros, 4,5% a mais que no ano anterior.

O lucro operacional aumentou 3%, para 6,3 bilhões de euros, enquanto o lucro antes de impostos cresceu 1%, para 6,608 bilhões de euros. No total, o grupo Volkswagen vendeu 6,27 milhões de veículos, 1,3% a mais que em 2007, além de aumentar sua participação no mercado mundial.

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