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Comércio de Curitiba cresce 3% em abril, calcula ACP

Ocomércio de Curitiba teve um crescimento de 3% em abril deste ano, na comparação com o mês de março, informou nesta terça-feira (14) a Associação Comercial do Paraná (ACP)

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O volume de vendas no comércio varejista paranaense cresceu 5,5% em março na comparação do mesmo mês de 2012. A Pesquisa Mensal do Comércio foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15).

O Paraná teve resultado melhor do que a média nacional, que fechou em 4,5%. Os principais destaques da pesquisa do IBGE em março foram Mato Grosso do Sul (12,3%); Rio Grande do Norte (10,7%) e Paraíba (10,6%).

No acumulado do ano, as vendas no comércio do Paraná registram alta de 4,1% e nos últimos 12 meses, 7%. No comércio ampliado, que incluí também veículos e de material de construção, o Paraná apresentou alta de 7,3%. O resultado obtido pelo estado na comparação anual de março ficou bem acima daquele registrado entre fevereiro de 2013 com 2012, quando houve retração de -0,3% (já com o ajuste sazonal).

A ecomista Ana Silvia Martins Franco, do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), acredita que o cenário positivo para o comércio deve se repetir ao longo do ano. "Os resultados apresentados pelo comércio do Paraná refletem o bom desempenho do agronegócio, além da robustez do mercado de trabalho regional, que continua gerando empregos, especialmente no interior do Estado. A curva positiva deve perdurar por todo o ano de 2013, fruto da renda gerada pela supersafra de grãos, além da continuidade da maturação dos investimentos do Programa Paraná Competitivo e dos impactos das obras de infraestrutura, sobretudo na malha de trasnportes, realizadas pelo governo estadual", comentou em nota.

Setores

Os setores que mais cresceram, em março, no Paraná foram artigos de uso doméstico e pessoal (17,3%), hipermercados e supermercados (8,7%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (7,1%).

As maiores quedas ocorreram em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-12,3), móveis e eletrodomésticos (-9,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (7,3%).

Dados nacionais

As vendas do comércio varejista caíram 0,1% no mês de março sobre fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, a comparação de março ante fevereiro não foi verificada nos estados.

Seis das dez atividades pesquisadas registraram resultados positivos para o volume de vendas na série com ajuste sazonal (indicador mês/mês).

As principais altas foram em tecidos, vestuário e calçados (3 9%); combustíveis e lubrificantes (2,4%); veículos e motos, partes e peças (1,9%); móveis e eletrodomésticos (0,7%); material de construção (0,7%); e outros artigos de uso pessoal (0,7%).

Houve recuos em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,9%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,9%); e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,2%).

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