Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

Vendas no varejo aumentam, mas ligeiramente abaixo do esperado

Pesquisa do IBGE mostra que, no primeiro trimestre, as vendas acumularam expansão de 3,8 por cento

As vendas no varejo brasileiro cresceram 0,3 por cento em março em relação a fevereiro e 1,8 por cento na comparação com igual mês do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

Economistas ouvidos pela Reuters previam, segundo a mediana, alta mensal de 0,5 por cento e crescimento anual de 2,1 por cento.

Na comparação mensal, oito dos dez setores pesquisados tiveram crescimento das vendas, com destaque para Veículos e motos, partes e peças (3,9 por cento), no mês em que acabou o primeiro período de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, o que antecipou as compras de muitos consumidores.

Outros segmentos com dados positivos foram Material de construção (3,0 por cento), Tecidos, vestuário e calçados (1,9 por cento) e Livros, jornais, revistas e papelaria (1,9 por cento).

Já as vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo ficaram estáveis e as de Móveis e eletrodomésticos caíram 2,2 por cento.

Sobre março de 2008, seis dos oito setores tiveram alta das vendas, destacando-se Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (15,2 por cento) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (5 por cento).

O IBGE acrescentou que no primeiro trimestre as vendas acumularam expansão de 3,8 por cento.

A receita nominal em março cresceu 0,5 por cento contra fevereiro e 7,8 por cento ante o ano passado, acumulando no trimestre avanço de 9,9 por cento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.